Meio Ambiente

175e43_7c38bee1690f4ddf9fa838617188412b_

Queda de balão provoca incêndio florestal no Morro do Saci em Atibaia

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

Desde domingo (25), brigadistas tentam conter o fogo no Morro do Saci enquanto Defesa Civil atendeu 12 ocorrências de focos de incêndio no fim de semana

Na tarde do último domingo (25), um balão de fabricação caseira caiu na região do Morro do Saci, em Atibaia, provocando um incêndio florestal de grande proporção que está sendo combatido por equipes da Fundação Florestal, Bombeiros e da Associação Serra do Itapetinga Movimento pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos (SIMBiOSE). O fogo teve início no topo do morro, por volta das 18h, atingindo cerca de 13 hectares de uma área de preservação de difícil acesso e, até a noite de ontem, brigadistas continuavam trabalhando para conter as chamas.

A Defesa Civil, que no momento do incêndio estava atendendo a ocorrências de fogo em outras regiões da cidade, esteve ontem à tarde no local para prestar apoio. De acordo com moradores da região, a soltura do artefato que provocou o incêndio aconteceu no bairro Itaguaçu e na manhã de segunda-feira (26) equipes estavam construindo aceiros preventivos para tentar impedir a propagação do fogo. Como o fogo se espalhou numa área de difícil acesso, equipes de brigadistas passaram a noite de domingo e a madrugada de segunda combatendo as chamas com o uso de abafadores, sopradores e bombas costais.

 

Ainda não é possível mensurar a devastação causada no Morro do Saci, região que além de abrigar espécies ameaçadas de extinção, como o sagui-da-serra-escuro e a paca, está inserida parcialmente na bacia do córrego do Onofre, manancial que abastece cerca de 25% da população da cidade. Devido à importância ambiental, paisagística e histórica do Morro do Saci para a cidade, a Prefeitura estuda a criação da terceira unidade de conservação municipal na área.

faculdadeeadpublicje.png