CLASSIFICADOS

Exame de certificação da Educação Básica está com inscrições abertas.
Inscrições no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) são gratuitas e podem ser feitas até o dia 22 de janeiro
A pandemia de COVID-19 provocou atrasos no cronograma da edição 2020 do Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), avaliação voltada para a certificação de jovens e adultos que não terminaram os ensinos fundamental e médio na idade regular. Aplicada pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), a prova acontecerá no dia 25 de abril em todo o País e os interessados podem se inscrever até o próximo dia 22, gratuitamente, no endereço:
A inscrição não é gratuita apenas para quem se cadastrou para participar do Encceja 2019, mas faltou ao exame e não apresentou justificativa dentro do prazo ou teve a justificativa recusada pelo Inep. Nesses casos, o candidato terá que pagar taxa de R$ 40 para realizar a prova novamente. A participação é voluntária e o único requisito é que a pessoa interessada tenha no mínimo 15 anos completos, no caso do ensino fundamental, e no mínimo 18 anos completos para o ensino médio.
Para fazer a inscrição, o candidato deverá informar o CPF e a data de nascimento para acessar o sistema de cadastramento, preencher seus dados e seguir as instruções para se inscrever na etapa correta (fundamental ou médio), indicar a necessidade de atendimento específico e escolher a cidade onde fará a prova. O Inep disponibiliza um passo a passo detalhado no link:
As provas acontecerão no dia 25 de abril de 2021, nos dois turnos, com os portões de acesso aos locais de prova abertos das 8h às 8h45, nas provas da manhã, e das 14h30 às 15h15 no período da tarde. Será obrigatório o uso de máscara de proteção contra a COVID-19 para realizar as provas, que serão aplicadas das 9 às 13h e das 15h30 às 20h30.
O site do Encceja disponibiliza materiais de estudo e provas de anos anteriores: . O exame é realizado desde 2002 com auxílio das secretarias estaduais e municipais de Educação e os certificados de conclusão das etapas da Educação Básica são emitidos pelas secretarias estaduais em caso de aprovação.