CLASSIFICADOS

EXPEDIENTE

ANUNCIE

Jornal Estância de Atibaia

Deseja anunciar a sua marca, colocar um classificado ou conversar conosco?
Envie já o seu email para: jornalestanciadeatibaia@gmail.com

Whatzapp. (11) 9-4171-7001

CNPJ: 40.331.954/0001-00

0

FALA CIDADÃO

Participe

Participe do Fala Cidadão, nos envie sua reclamação ou elogio, de sua rua, bairro ou de nossa Atibaia, não esqueça de enviar fotos.

entre em contato pelo nosso E-mail
jornalestanc

0

Classificados GRATUITOS

Novos/Usados

CLASSIFICADOS DO JORNAL ESTANCIA DE ATIBAIA,
E GRATUITO,
NOS ENVIE POR EMAIL
jornalestanciadeatibaia@gmail.com

R$0,00

Terreno em Atibaia

Vende

VENDE – TERRENO – CHACARAS BRASIL, (EM FRENTE A ESCOLA), COMERCIAL, 1000M², VALOR, 345MIL, TR. 9-4171-7001

R$345.000

Vende Sobrado em Condominio

Imovel

VENDE – SOBRADO EM CONDOMINIO, 90M², 2 SUITES, SALA, COZINHA AMERICANA, PROX. A LUCAS, GARAGEM COBERTA 2 AUTOS, TR. 9-4016-8983 ou 9-4009-1842 COM INGRID

499.000

Locação Apartamento

Atibaia

LOCACAO, APARTAMENTO COM 80M², PROXIMO A LUCAS, 2 DORMITORIOS (1SUITE), 2 VAGAS NA GARAGEM, TERREO COM QUINTAL. TR. 9-4735-7651

com Jessica

Image-empty-state_edited_edited_edited.j

Programa “Papa Óleo” recicla mais de 10 mil litros de óleo de cozinha usado
Fundo Social e escolas são pontos de coleta do programa que, desde a sua criação em 2018, ajudou a preservar 263 milhões de litros de água.

JORNAL ESTANCIA DE ATIBAIA

No ambiente, ele é o principal poluidor de águas e mananciais do Brasil: 1 litro de óleo de cozinha descartado de forma inadequada contamina cerca de 25 mil litros de água. Na reciclagem, esse mesmo óleo deixa de ser vilão, transformando-se em matéria-prima para a fabricação de massa de vidraceiro, ração animal, resinas para tintas, adesivos, sabão, detergentes, biodiesel, entre outros produtos. Em Atibaia, esse trabalho de transformação é promovido pelo Programa “Papa Óleo”, uma iniciativa que, desde a sua criação em 2018, já coletou e encaminhou para reciclagem mais de 10 mil litros de óleo, ajudando a preservar mais 263 milhões de litros de água.

O “Papa Óleo” é uma iniciativa da Coordenadoria Especial de Meio Ambiente, em parceria com a Secretaria de Educação e o Fundo Social de Solidariedade, funcionando por meio dos pontos de coleta espalhados pelas escolas, algumas creches e na sede do Fundo Social. A empresa Oásis Ambiental, selecionada no Chamamento Público realizado pela Prefeitura no final de 2017, é responsável por recolher o óleo coletado e encaminhá-lo para reciclagem, revertendo 1 barra de sabão a cada 7 litros de óleo ou 1 detergente a cada 9 litros. Esses produtos de limpeza são entregues ao Fundo Social e encaminhados às famílias em situação de vulnerabilidade atendidas pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social.

Além disso, como uma forma de incentivo, os pontos de coleta recebem uma pontuação e são ranqueados de acordo com a quantidade de óleo arrecadada. Por meio de um programa de resgate, esses pontos podem ser trocados por recompensas como brinquedos, livros, materiais didáticos, passeios ou outros brindes que a escola escolher. O Fundo Social de Solidariedade também é um ponto de coleta e, além de receber as doações de materiais de limpeza feitas pelo Programa – a última aconteceu em dezembro, com 178 unidades de detergente doadas –, também pode resgatar seus pontos, trocando-os por itens que ajudarão nas ações de solidariedade promovidas pelo órgão.

Pontuação e ranking
Apesar do ano atípico devido à pandemia de Coronavírus, em 2020 Atibaia arrecadou 1.654 litros de óleo e os três primeiros colocados no ranking de coleta foram a Escola Municipal Maria Helena Ferraz (455 litros coletados), o Fundo Social de Solidariedade (177 litros) e a Escola Municipal Prof. Maria José Cintra dos Santos (106 litros). Entregar o óleo de cozinha usado num dos 67 pontos de coleta credenciados no “Papa Óleo”, além de ajudar as escolas e apoiar o trabalho do Fundo Social, garante que o resíduo chegará a recicladores licenciados, recebendo a destinação adequada.

Nunca descarte o óleo de cozinha usado em ralos, pias, no vaso sanitário e no solo. Além do problema da contaminação da água, o óleo de cozinha descartado incorretamente pode impermeabilizar o solo, dificultando a absorção da água da chuva e provocando enchentes e alagamentos. Se jogado na pia, danifica as instalações hidráulicas e entope as tubulações de esgotos, sem contar que serve de alimentos a ratos e baratas, contribuindo para sua proliferação.

Apesar do alto potencial poluidor, a reciclagem do óleo de cozinha usado no Brasil ainda é tímida e estima-se que apenas 6% das residências encaminham o resíduo para reciclagem. Que tal ajudar a mudar essa realidade? Após a utilização, espere o óleo esfriar e armazene-o em uma garrafa PET ou outro recipiente que possa ser vedado, de forma que o óleo não vaze. Depois é só entregá-lo em um dos pontos de coleta credenciados. Todas as escolas municipais e estaduais de Atibaia participam do “Papa Óleo”, além de algumas creches comunitárias e da sede do Fundo Social de Solidariedade, localizada na Av. São João, nº 613.

Image-empty-state_edited_edited_edited.j
Image-empty-state_edited_edited_edited.j
Image-empty-state_edited_edited_edited.j
Image-empty-state_edited_edited_edited.j
Image-empty-state_edited_edited_edited.j
Image-empty-state_edited_edited_edited.j
Image-empty-state_edited_edited_edited.j
Image-empty-state_edited_edited_edited.j
Image-empty-state_edited_edited_edited.j
Image-empty-state_edited_edited_edited.j