CLASSIFICADOS

FALA CIDADÃO

Participe

Participe do Fala Cidadão, nos envie sua reclamação ou elogio, de sua rua, bairro ou de nossa Atibaia, não esqueça de enviar fotos.

entre em contato pelo nosso E-mail
jornalestanc

0

CUIDADORA DE IDOSO

Serviços

tenho 10 anos de experiencia e referincia tenho curso de cuidadora de idoso e
curso tecnico nutriçao. tr. simone 97339-2981

a combinar

Classificados GRATUITOS

Novos/Usados

CLASSIFICADOS DO JORNAL ESTANCIA DE ATIBAIA,
E GRATUITO,
NOS ENVIE POR EMAIL
jornalestanciadeatibaia@gmail.com

R$0,00

Terreno em Atibaia

Vende

VENDE – TERRENO – CHACARAS BRASIL, (EM FRENTE A ESCOLA), COMERCIAL, 1000M², VALOR, 345MIL, TR. 9-4171-7001

R$345.000

Vende Sobrado em Condominio

Imovel

VENDE – SOBRADO EM CONDOMINIO, 90M², 2 SUITES, SALA, COZINHA AMERICANA, PROX. A LUCAS, GARAGEM COBERTA 2 AUTOS, TR. 9-4016-8983 ou 9-4009-1842 COM INGRID

485.000

Locação Apartamento

Atibaia

LOCACAO, APARTAMENTO COM 80M², PROXIMO A LUCAS, 2 DORMITORIOS (1SUITE), 2 VAGAS NA GARAGEM, TERREO COM QUINTAL. TR. 9-4735-7651

com Jessica

Pedra Grande ficará fechada nos próximos finais de semana.


Parque Estadual do Itapetinga, Pedra Grande, Parque Edmundo Zanoni e Feira das Flores ficarão fechados nos finais de semana dos dias 30 e 31 de janeiro e 6 e 7 de fevereiro
Devido à piora nos indicadores da COVID-19, o governo de São Paulo decretou fase vermelha em todo o estado aos finais de semana e, nos dias úteis, após as 20h e até as 6h. A mais restritiva do Plano São Paulo, a fase vermelha determina o fechamento dos serviços considerados não essenciais e mesmo as regiões classificadas na fase laranja, como é o caso de Atibaia, devem seguir as restrições, que vigoram até o dia 7 de fevereiro. Com esse retorno temporário à fase vermelha do Plano, o Parque Estadual do Itapetinga e o Monumento Natural Estadual (MONA) da Pedra Grande ficarão fechados nos finais de semana dos dias 30 e 31 de janeiro e 6 e 7 de fevereiro. A medida também vale para a Pedrinha, outro ponto de visitação que faz parte do MONA Pedra Grande.

Diante da progressão de casos na cidade e em consonância com as ações do governo estadual, o Executivo Municipal publicou na edição do último sábado (23) da Imprensa Eletrônica Oficial o decreto nº 9.439/2021, que intensifica as ações de combate à pandemia no município. Em decorrência, o Parque Edmundo Zanoni e o Parque Natural Municipal da Grota Funda também ficarão fechados nesses dois finais de semana, assim como a Feira Permanente de Flores e Plantas do Produtor Rural, realizada aos sábados na Praça Santa Helena.

As medidas suspendem temporariamente a Feira, as visitas e o acesso às unidades de conservação estaduais e aos parques municipais e, após esse período, o Parque Estadual do Itapetinga, a Pedra Grande, o Parque Municipal da Grota Funda e o Parque Municipal Edmundo Zanoni voltarão a abrir com algumas restrições e seguindo os protocolos de prevenção contra o Coronavírus.

Monumento Natural Estadual da Pedra Grande

Localizada entre a Serra da Cantareira e a Serra da Mantiqueira, a Serra do Itapetinga estende-se pelos municípios de Atibaia, Bom Jesus dos Perdões, Nazaré Paulista e Mairiporã, constituindo-se num importante corredor ecológico que abriga uma diversidade de animais e plantas silvestres, como as características amarílis, bromélias e orquídeas, e algumas espécies raras e endêmicas como a rã-grande-de-corredeiras (Megaelosia boticariana) e a rhipsalis (Rypsalis spinescens). O nome é de origem tupi e significa pedra (“ita”) branca (“tinga”), referindo-se à cor original das rochas que afloram na região.

A atração mais famosa é a Laje da Pedra Grande, um afloramento granítico com cerca de 500 milhões de anos bastante procurado por praticantes de esporte de aventuras, como voo livre, rapel e trekking. Instituído pelo Decreto Estadual nº 55.662/2010, o MONA Pedra Grande foi o primeiro monumento natural criado no estado de São Paulo e, como as demais unidades de conservação de São Paulo, é administrada pela Fundação Florestal. Devido à intensa visitação – o MONA da Pedra Grande chega a receber entre 60 a 80 mil visitantes por ano, uma das maiores visitações se comparada a outras unidades de conservação do estado – foram criados regramentos específicos para garantir a conservação ambiental da área, como o Plano de Manejo da MONA Pedra Grande (Resolução SMA nº 118/2018) e o Plano de Uso Público do Parque Estadual do Itapetinga e do Monumento Natural Estadual da Pedra Grande (Portaria Normativa FF/DE nº 325/2020).

Com o objetivo de apoiar a implementação das normas do Plano de Uso Público, a Prefeitura da Estância de Atibaia abriu em junho de 2020 um concurso de projeto para o desenvolvimento de ações de educação ambiental, ordenamento da visitação, monitoramento ambiental, fiscalização, restauração e manutenção do complexo de visitação, prevenção e combate a incêndios florestais, além de estudos técnicos para adequação ambiental das propriedades rurais inseridas na área, incluindo plano de negócios para promover uma gestão turística sustentável.

A vencedora do concurso foi a Associação Serra do Itapetinga Movimento pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos (SIMBiOSE) e a parceria foi formalizada por meio de um termo assinado em dezembro do ano passado. Junto com a Fundação Florestal e o Clube Atibaiense de Voo Livre (CAVL), a SIMBiOSE já começou a implementar o projeto de conservação da Serra do Itapetinga, tendo promovido nesses meses diversas ações, destacando-se a orientação e apoio aos visitantes, a recuperação de erosões e manejo da trilha da Pedra Rachada, um dos símbolos de Atibaia, e a coleta de informações para orientar o processo de ordenamento da visitação da Laje da Pedra Grande.

De acordo com pesquisa realizada pela SIMBiOSE no período de 10 de outubro a 10 de dezembro, mais de 18 mil pessoas subiram a Pedra Grande nos finais de semana. Somando-se as visitações durante a semana, a entidade estima que mais de 19 mil pessoas estiveram na Laje da Pedra Grande nesse período. Desse total, 22% são moradores de Atibaia, 29% vêm da cidade de São Paulo e 49% são turistas provenientes de 188 municípios de 16 estados do Brasil e de 6 países (China, Coreia do Sul, Estados Unidos da América, França, Japão e Portugal).

A Prefeitura da Estância de Atibaia, a Fundação Florestal e a SIMBiOSE pedem para que trilheiros, adeptos do voo livre e outras modalidades de esportes, assim como visitantes e turistas em geral, respeitem o fechamento temporário e não tentem acessar os parques ou o MONA Pedra Grande enquanto vigorar a fase vermelha do Plano São Paulo. O momento exige cuidados e em breve poderemos voltar a apreciar as belas paisagens naturais da nossa cidade.

Image-empty-state_edited_edited_edited.j
Image-empty-state_edited_edited_edited.j
Image-empty-state_edited_edited_edited.j
Image-empty-state_edited_edited_edited.j
Image-empty-state_edited_edited_edited.j
Image-empty-state_edited_edited_edited.j
Image-empty-state_edited_edited_edited.j
Image-empty-state_edited_edited_edited.j
Image-empty-state_edited_edited_edited.j
Image-empty-state_edited_edited_edited.j
  • Instagram ícone social
  • Facebook

Deseja anunciar a sua marca, colocar um classificado ou conversar conosco?
Envie já o seu email para: jornalestanciadeatibaia@gmail.com
Whatzapp. (11) 4411 2930

O Jornal Estância de Atibaia está no Facebook também. CURTA nossa Pagina.

Jornalista: Fernanda Pongelli dos Santos Papini © 2020 Jornal Estância de Atibaia. Orgulhosamente criado por mariavaisemasoutras.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now