top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar
  • Jornal Estancia de Atibaia

1ª Edição da Feira de Arte Contemporânea de Bragança Paulista


Feira de Arte Contemporânea de Bragança Paulista
Feira de Arte Contemporânea de Bragança Paulista

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


De 14 a 30 de outubro, Bragança Paulista vai sediar o maior evento de arte da região com trabalhos de artistas de todo o Brasil, além de música, gastronomia, dança, art fashion numa experiência inovadora. O evento será realizado no Bragança Garden Shopping


Não é à toa que a 1ª Edição da Feira de Arte Contemporânea de Bragança Paulista vai ser realizada em 2022. Afinal, esse é o ano em que se comemora o centenário de um dos movimentos artísticos mais importantes do Brasil: a semana de 22, que tinha como proposta renovar e transformar o contexto artístico brasileiro, tanto na arte como na literatura. O país vivia a República Velha, o capitalismo crescia no país e a elite estava totalmente influenciada pelos padrões europeus tradicionais.


Na busca por liberdade de expressão, os artistas brasileiros representados por nomes como Anita Malfatti, Di Cavalcanti, Oswald de Andrade, Manuel Bandeira fizeram apresentações inovadoras e fora dos padrões que romperam com a arte acadêmica e elitista e mudaram o conceito de arte conhecido por aqui tornando a arte mais "acessível" a todos os públicos.


Juarez Oliveira
Idealizador Juarez Oliveira

E é com esse espírito inovador que a Feira de Arte Contemporânea de Bragança Paulista vai ser realizada. A ideia veio depois que Juarez Oliveira, idealizador do evento, passou um período que, a princípio, seria sabático em Portugal, mas que foi modificado devido a pandemia de Covid19.


Ele, que também é pintor muralista, escultor, mosaicista, vitralista, conservador e restaurador, se viu preso em Lisboa e a partir daí começou a pensar, questionar e querer colocar em prática antigos sonhos.


Durante sua estadia em um coworking que reunia diversos profissionais como artistas plásticos, decoradores, arquitetos, designers fez com ele começasse a pensar em como a cooperação é importante para o nosso crescimento pessoal e profissional. “Quando eu voltei para o Brasil eu pensei qual o passo que eu devia dar e foi aí que resolvi sair da zona de conforto”, ao se mudar para a cidade de Bragança Paulista no início de 2021. “Tive então a ideia de reunir artistas que não estavam, no eixo Rio-São Paulo,” – Juarez é mineiro – “comecei a me encontrar com artistas que estavam na região, muitos deles, inclusive, foram também para o interior por causa da pandemia'', diz.


Uma feira para chamar de nossa


E foi assim, inspirado pela rebeldia dos artistas da Semana de 22, que Juarez Oliveira criou a Feira de Arte de Bragança Paulista. “Eu estou sempre querendo criar alguma coisa, tirar as pessoas da zona de conforto. Com a pandemia todo mundo começou a rever e a entender a importância da arte no cotidiano. Assim como artistas de 22 eu também acho que a arte tem que ser democrática e chegar a todo mundo, saindo um pouco das galerias e ocupando espaços públicos”, afirma ele.


Quem abraçou a ideia foi o Bragança Garden Shopping que quer mostrar que o local, além de consumo da indústria, também pode oferecer consumo de arte para seus clientes. “Não quero que a feira seja estática. A ideia é que o público acompanhe o fazer de uma obra, participe de oficinas , converse com os artistas, veja shows intimistas, desfile, peças de teatro, performances e ações artísticas diversas. Que realmente seja uma surpresa para o público como foi para mim quando vi o coworking de artistas em Portugal.


O Brasil é muito grande e sempre foi dividido em dois, no mundo das artes. De um lado o que acontece nas grandes cidades e de outro no interior. Viemos para quebrar isso! Vamos fazer essa feira para que as pessoas vejam o interior com um outro olhar e que também inspire outros “interiores” a fazer o mesmo”, pontua Juarez.


Local e data: entre 14 e 30 de outubro de 2022, no Bragança Garden Shopping - Rod. Alkindar Monteiro Junqueira, s/n - Km 53 - Campo Novo, Bragança Paulista - SP.

Horário: de segunda à segunda, das 10h00 às 22h00


Silvio Alvarez
Artista Silvio Alvarez

Obra Juarez Oliveira
Obra Juarez Oliveira

Para mais informações sobre o projeto, entre em contato com:


Juarez Oliveira.

(11) 99214-4395

art9email@gmail.com


Acesse nosso site: art9.site

facebook.com/art9.artdecores/

Instagram: @art9.artdecores





Edição: Bruno Papini


Comentarios


Banners web-02.jpg
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS