top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar
  • Jornal Estancia de Atibaia

1º Encontro do Patrimônio Cultural marca reabertura do Casarão Julia Ferraz ao público



Casarão Julia Ferraz ATIBAIA
Casarão Julia Ferraz - Atibaia

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


Evento dedicado a ações culturais acontece entre os dias 20 e 23 de outubro, para promover o fortalecimento da memória e preservação dos patrimônios históricos locais

Restaurado e recém-inaugurado, após um longo período de obras, o Casarão Julia Ferraz, sob a administração da AsPas Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz – assume uma causa nobre e importante na cidade: promover cultura e conscientização sobre a preservação da história e patrimônio local.

De 20 a 23 de outubro acontece o 1º Encontro do Patrimônio Cultural no Casarão Julia Ferraz, com entrada gratuita e aberto ao público. O intuito do evento é aproximar proprietários e gestores de imóveis tombados ou antigos de Atibaia de agentes culturais, artistas e público em geral para compartilhar os desafios da preservação e conservação, considerando pontos de vista diversos sobre o tema.

Além das atividades programadas para os dias do encontro, o público poderá contemplar a exposição fotográfica de casas antigas e históricas, ruas e lugares de Atibaia em diferentes épocas, de autoria do Clube Atibaiense de Fotografia que ficará exposta no Casarão.

O evento contará com a presença de proprietários de imóveis tombados em Atibaia, assim como de agentes e personalidades importantes do cenário cultural. O objetivo é promover o fortalecimento da memória local e das pessoas envolvidas em sua preservação, além de despertar reflexões sobre a cidade e seus lugares.

“Existe uma expectativa muito grande da população em torno da reabertura do Casarão, querem visitar e saber mais. E usar esta oportunidade para ressaltar a importância do cuidado com o patrimônio é de extrema importância. Afinal, quando todos entendem e aprendem mais sobre a história local, o senso de pertencimento a essa história desperta nas pessoas a vontade de proteger o que também é delas. A cidade preserva seus valores através de cidadãos conscientes de sua história e isso é enriquecedor para todos!”, ressaltou Taiana Ferraz, presidente da AsPas.

1º Encontro do Patrimônio Cultural no Casarão Julia Ferraz
1º Encontro do Patrimônio Cultural no Casarão Julia Ferraz

Sobre o evento


O evento faz parte do projeto "Casarão Julia Ferraz" contemplado pelo EDITAL PROAC EXPRESSO LEI ALDIR BLANC n° 51/2021 da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, em que a AsPAS foi premiada em reconhecimento ao histórico de suas realizações no Casarão Julia Ferraz. Confira a programação completa:

Dia 20/10 – quinta-feira às 19h30 - "O patrimônio cultural no Conselho Municipal de Cultura"


O primeiro dia de encontro será para apresentar aos presentes os objetos do evento e compartilhar as experiências dos convidados com o público presente em uma roda de conversa. A artista musical Tiane Tessaroto, integrante do Conselho Municipal de Cultural de Atibaia, representante da cadeira de Patrimônio Cultural estará presente para dividir seus conhecimentos sobre o Conselho e a legislação Municipal para o patrimônio.

Dia 21/0 – sexta-feira às 19h30 -"Patrimônio cultural material e imaterial"


O segundo dia de encontro contará com a exposição da museóloga Mariana Boujadi que explicará a importância do patrimônio cultural em suas dimensões material e imaterial. Os participantes moradores, proprietários, locatários ou gestores de um bem tombado serão convidados a relatar suas histórias, falar sobre suas propriedades, memórias e compartilhar fotografias. Após as apresentações, todos serão convidados a compartilhar pontos de vista em uma roda de conversa.

Dia 22/10 – sábado às 17h - "Patrimônio cultural na cidade do presente e do futuro"


O terceiro dia de encontro tratará da importância do patrimônio cultural na cidade do presente e do futuro. O tema será abordado a partir de uma apresentação da arquiteta e consultora de patrimônio arquitetônico Aline Leite, seguido de roda de conversa sobre o tema.

Dia 23/10 – domingo às 9h30 – “Re-conhecer a cidade”


No quarto e último dia de encontro, os participantes serão convidados a participar de uma caminhada fotográfica, que será conduzida pela artista visual Alline Nakamura, com a proposta de observar e perceber em coletivo o patrimônio cultural na cidade, a partir do entorno do Casarão Julia Ferraz. Ao final da caminhada, será realizada uma conversa de fechamento do “1º Encontro do Patrimônio Cultural”. As fotos resultantes da caminhada farão parte da publicação online sobre o evento.

Serviço:


1º Encontro do Patrimônio Cultural no Casarão Julia Ferraz

Local: Casarão Júlia Ferraz – Rua José Lucas, 11, Centro, Atibaia

Data: 20/10/2022 a 23/10/2022 - Entrada gratuita

Sobre a AsPAS


A AsPAS, (Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz), responsável pela gestão do Casarão Julia Ferraz, desenvolve um trabalho educativo de conscientização sobre a importância do patrimônio histórico e promove ações culturais de formação e difusão artística. Também zela pela preservação das características arquitetônicas do Casarão Julia Ferraz, realizando sua manutenção e conservação.




Edição: Bruno Papini

Comments


Banners web-02.jpg
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS
bottom of page