top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar
  • Jornal Estancia de Atibaia

4º Fórum Municipal de Educação Inclusiva abordará respeito à diversidade

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

4º Fórum Municipal de Educação Inclusiva
4º Fórum Municipal de Educação Inclusiva

Evento aberto a toda a sociedade civil tem como objetivo debater políticas públicas de inclusão no âmbito educacional do município


O 4º Fórum Municipal de Educação Inclusiva, evento que acontece no dia 25 de agosto, a partir das 8h, na Secretaria Municipal de Educação (Centro de Referência em Educação “Prefeito Flávio Callegari” - Rua Bruno Sargiani, nº 100, Vila Rica), abordará o respeito à diversidade. O Fórum é organizado anualmente pela Secretaria Municipal de Educação, com a participação do Centro de Atendimento e Apoio ao Desenvolvimento Educacional (CAADE) e a parceria de outras pastas da Prefeitura, como Saúde e Assistência e Desenvolvimento Social, além da sociedade civil.


O evento é aberto a toda a população e os interessados devem se inscrever por meio do link: 4° Fórum de Educação Inclusiva 25/08/23 .


O objetivo do encontro é promover a reflexão sobre ações e políticas públicas de inclusão relacionadas à Educação municipal. A programação do encontro conta com palestras sobre como identificar e prevenir deficiência visual nos estudantes, a importância da atividade motora para crianças com deficiência, a vida no espectro autista, libras para todos e Atendimento Educacional Especializado (AEE) na prática.


O Fórum ainda terá apresentação de ações intersetoriais; lançamento do Guia de Orientações de Acessibilidade para Deficientes Visuais, produzido pelas professoras do CAADE, Cristina Amâncio Pedroso e Letícia Coelho Ruiz; e experiência exitosa do Atendimento Educacional Especializado – AEE.


“Entre as diretrizes do Governo Municipal está o investimento para tornar Atibaia cada vez mais acessível, com políticas públicas para promover a inclusão, garantir oportunidades iguais para todos e transformar realidades, e na rede municipal de ensino não é diferente, com respeito à diversidade por meio de uma série de ações da Educação Inclusiva”, destacou a secretária de Educação, Eliane Endsfeldz.


O 4º Fórum de Educação Inclusiva de Atibaia integra as ações de implementação do Currículo Municipal, instituído pelo Decreto nº 9.393, de 1º de dezembro de 2020, e também marca a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla, introduzida no calendário nacional em 2017 e comemorada de 21 a 28 de agosto.


Confira a programação completa:

Início às 8h Intervalo das 12h às 13h30 Encerramento às 17h


Período da Manhã

Deficiência Visual na escola: conhecer e prevenir – Cristina Amâncio Pedroso e Letícia Coelho Ruiz

A importância da atividade motora para crianças com deficiência – Kenaz Tassotti Barreira A vida no Espectro Autista: Diagnósticos, Desafios, Inclusão e Superação – Guilherme de Almeida Período da tarde

Exposição de materiais das Salas de Recursos Multifuncionais Libras para todos! – Sueli Ramalho O Atendimento Educacional Especializado (AEE) na prática – Sérgio de Oliveira Sallas Políticas Públicas e Intersetorialidade – Eliane Doratiotto Endsfeldz, Grazielle Bertolini e Magali Basile

Commenti


anuncioNOVOconc.png
anuncioNOVOconc.png