top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar

A Gastronomia Sustentável chega ao Bairro Iara, em Atibaia.

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

Gastronomia Sustentável Chega ao Bairro Iara
Gastronomia Sustentável Chega ao Bairro Iara, em Atibaia

Na última terça-feira, o Centro Comunitário do bairro Iara recebeu uma aula gratuita de gastronomia sustentável, resultado de uma promissora parceria entre o Núcleo de Inclusão Produtiva da Prefeitura de Atibaia e a chef Elaine Barcellos. A iniciativa visa não apenas promover práticas culinárias saudáveis, mas também impulsionar a economia local.

A gestora do espaço, Neusa Contesini, destacou a diversidade de atividades já oferecidas no Centro Comunitário, incluindo aulas de pilates e artes - "Aqui a gente se encontra, conversa, discute as coisas do bairro e se ajuda. Nós montamos até um salão de beleza que é o nosso pequeno Spa". Revelou Neusa .

A região é reconhecida como grande produtora de frutas, e os moradores almejam criar um café colonial para atender a comunidade e também explorar o seu potencial turístico.

Elaine Barcellos, coordenadora do projeto, enfatizou a preocupação crescente das pessoas com uma alimentação mais saudável e sustentável. A chef explicou que o projeto busca demonstrar que é possível produzir alimentos saudáveis, preservar o meio ambiente e economizar, sem sacrificar o sabor. Ela ressalta ainda a oportunidade de gerar renda para as participantes, que podem comercializar as receitas aprendidas com baixo investimento.


Gastronomia Sustentável Chega ao Bairro Iara, em Atibaia
Gastronomia Sustentável Chega ao Bairro Iara, em Atibaia

Durante a aula, mais de 30 pessoas aprenderam a preparar pratos como bolo de laranja integral, que utiliza desde a casca até a polpa e o suco da fruta, pão de queijo, pão de forma artesanal e geleia de morangos. A degustação das receitas reforçou a proposta de aliar saúde e sabor. A gestora do Núcleo de Inclusão Produtiva, Evelyn Rodrigues, declarou o sucesso da iniciativa, evidenciando a importância de levar serviços públicos para áreas mais distantes, como o bairro Iara.

O evento encerrou com os moradores do bairro preparando uma deliciosa galinhada que foi servida para todos os presentes. Com planos ambiciosos para 2024, o Centro Comunitário promete reformas e melhorias em sua estrutura, incluindo uma cozinha industrial para a produção de pães artesanais. Cursos diversos estão programados, começando pela formação para empreendedores de turismo rural, com início em fevereiro.

Localizado na região rural, no sudoeste de Atibaia, o Iara faz divisa com as cidades de Jarinu e Campo Limpo Paulista.


E o Centro Comunitário Iara – EMEF Marcos Scarelli, fica na Estrada do Campo Limpo, s/nº


anuncioNOVOconc.png
anuncioNOVOconc.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS
bottom of page