top of page

ABAIXO ASSINADO: S​.​O​.​S - Não deixem a natureza morrer! Salvem a Represa da Usina

  • Foto do escritor: Jornal Estancia  de Atibaia
    Jornal Estancia de Atibaia
  • 23 de ago. de 2023
  • 2 min de leitura

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

Por: Eduardo Passanezi

Eduardo Passanezi
Represa da Usina - Atibaia

Sou Eduardo Passanezi e falo em nome dos moradores do Bairro da Usina e frequentadores da represa de Atibaia SP.


Estamos profundamente preocupados com o estado atual da APA da Usina em Atibaia, um tesouro natural que temos a honra de chamar de lar há muitas décadas.

Esta área é um refúgio de beleza e da biodiversidade, contribuindo para a qualidade de vida de nossa comunidade e para a preservação do nosso ambiente natural.

No entanto, há oito longos anos, essa área especial não recebe a devida atenção da Prefeitura de Atibaia.

A falta de zeladoria resultou no acúmulo descontrolado de capim nas margens da represa, afetando não apenas os moradores da região mas diretamente a vida selvagem que depende de um ecossistema saudável para viver.

Além disso, a qualidade da água está se deteriorando rapidamente, causando sérios problemas.

O cheiro de esgoto é insuportável, doenças estão afligindo nossas famílias, e uma epidemia de pernilongos sem precedentes atormenta nossa região. Essa epidemia se originou do acúmulo descontrolado de capim nas margens e nós não aguentamos mais tanto abandono.

Em março de 2023, após muitas denúncias, tivemos um encontro mediado pelo vereador Sr. Júlio Cesar Mendes junto ao Prefeito Sr. Emil Ono no Fórum da Cidadania, onde nesse encontro houve um compromisso de ação da prefeitura junto aos moradores.


O Sr. prefeito concordou em buscar uma empresa especializada para remover o capim das margens da represa, mas até o momento, não foi nos apresentada uma solução. A defesa civil se esforça, mas não tem efetivo suficiente para fazer a limpeza de forma satisfatória.


A degradação acelerada da qualidade da água e o mal cheiro pode estar associada à crescente expansão de comércios alimentícios nas margens da represa. Nós moradores exigimos vistorias tanto nas residências a beira d'água como nos estabelecimentos comerciais com a máxima urgência.


Apesar de pagarmos IPTU, nós não temos água encanada no bairro e dependemos da água de poços, e se a água cheira esgoto, nossas famílias estão correndo um sério risco.


A situação atual é insustentável.

Não podemos ficar parados enquanto a natureza definha diante de nossos olhos. Nessa petição, nós não estamos pedindo favor, nós estamos cobrando o que é nosso por direito.

Novamente solicitamos urgentemente a atenção do Sr. Prefeito de Atibaia para que apresente uma solução definitiva para a remoção do acumulo de capim nas margens e na vistoria das residências e dos estabelecimentos comerciais situados as margens da represa da APA da Usina.


Seu apoio é crucial para salvar este paraíso ecológico e garantir que as gerações futuras, nossos filhos e netos possam desfrutar da beleza da fauna e flora da região.


Por favor, nos ajude nesta causa! Assine e compartilhe esta petição com seus vizinhos e amigos.



Link para o Abaixo Assinado: AQUI.



Comments


Banners web-02.jpg
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
VÍDEOS
  • Branca Ícone Instagram
  • Tópicos
  • message

Receba nossas Notícias e Informações

Obrigado pelo envio!

(c) 2021 Desenvolvido, Direitos reservados à Jornal Estância de Atibaia.

bottom of page