top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar
  • Jornal Estancia de Atibaia

Academia da Saúde de Atibaia retoma atendimento e atividades presenciais


JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


Espaço oferece atividades físicas, orientação nutricional, psicológica, exames e avaliações, além de programa voltado a parkinsonianos


Atividade física regular, alimentação nutritiva e equilíbrio emocional compõem o tripé fundamental da boa saúde, práticas que a Prefeitura procura incentivar por meio do Programa Atibaia Ativa. A iniciativa atua nessas três vertentes, propiciando atividades físicas, orientação nutricional e psicológica, sem contar uma série de serviços, exames e avaliações físicas e metabólicas. Suspensos devido à pandemia de Covid-19, as atividades e serviços gratuitos oferecidos pela Academia da Saúde, gradualmente, retomam o atendimento presencial, incluindo o Programa Raimunda Moura, direcionado a pessoas com a doença de Parkinson.


Procurando incentivar os cuidados com a saúde, o equipamento faz parte da rede municipal de atenção primária e tanto o Atibaia Ativa quanto o Programa Raimunda Moura estão cadastrando novos integrantes. O cadastro é feito na sede da Academia da Saúde (Rua Liberdade, nº 375 – Jardim Cerejeiras) e para participar é necessário residir em Atibaia, apresentar cartão SUS, além de certificado de vacinação comprovando a imunização contra a Covid-19.


Sob orientação de profissionais de saúde e educação física, o Programa Atibaia Ativa realiza caminhadas em grupo, alongamento, atividades físicas e outras práticas corporais, incentivando a alimentação saudável, práticas artístico-culturais e a educação em saúde. O objetivo, ligado à busca pela melhoria da qualidade de vida, é contribuir para a promoção de modos de vida saudáveis como forma de prevenção contra doenças e danos.


A Academia da Saúde oferece ainda consultas e avaliações metabólicas; avaliação de bioimpedância – exame que estima a massa magra, gordura corporal, água corporal total, entre outros dados sobre o estado nutricional do paciente; teste de ergoespirometria, também chamado de Teste Cardiopulmonar de Exercício; teste de metabolismo basal em repouso; avaliações de risco de queda em idosos; teste de avaliação de risco cardiovascular (teste de caminhada) e avaliação de conduta para esportistas com encaminhamento médico.


Programa Raimunda Moura

Também na Academia da Saúde, o Programa Raimunda Moura oferece atendimento a parkinsonianos até o estágio 3, disponibilizando avaliações, consultas e procedimentos com especialistas como neurologista, geriatra e fisiologista. Com foco na capacidade funcional, manutenção e melhora da realização das atividades de vida diária, capacidade cognitiva, humor, mudanças de comportamento e estresse do cuidador, o programa tem alcançado reconhecimento da comunidade médica e científica em virtude das pesquisas científicas realizadas e participação em congressos nacionais e internacionais.


O atendimento presencial acontece de acordo com os protocolos de proteção contra a Covid-19 – disponibilização de álcool em gel, respeito ao distanciamento social e obrigatoriedade de uso de máscaras – e o funcionamento da Academia da Saúde de Atibaia é de segunda a sexta-feira, das 7 às 16h.


É importante ressaltar que, para proteger a saúde todos, é obrigatória a utilização de máscaras durante a permanência no espaço da academia. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 4413-4749.

anuncioNOVOconc.png
anuncioNOVOconc.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS
bottom of page