Publicado neste jornal em 27112021 as 0950hs (6).png
WhatsApp Image 2020-11-16 at 16.39.47.jpeg
WhatsApp Image 2021-12-06 at 14.47.56.jpg
WhatsApp (1)JORNALESTANCIA.png

Agenda Cultural

Atualizado: 10 de dez. de 2021


atibaia hoje, cultura, atibaia

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


Agenda Atibaia conta com eventos esportivos, musicais e natalinos


Eventos esportivos, musicais, artísticos e natalinos fazem parte da programação do fim de semana

A população de Atibaia e região está convidada a participar de um Passeio Ciclístico no próximo domingo (5) com atletas profissionais que disputarão a Volta Ciclística Internacional, prova que conta com apoio da Prefeitura de Atibaia e acontece de sexta-feira a domingo em Atibaia e Mairiporã.

Não é preciso se inscrever e o evento está aberto a pessoas de todas as idades. A largada para os adeptos do ciclismo e os atletas profissionais acontecerá às 8h no ginásio de esportes Elefantão (Avenida Horácio Netto, 1.061 – Loanda), com percurso pela ciclovia da Avenida Jerônimo de Camargo até a chegada ao Fórum, onde ocorrerá a cerimônia de inauguração da duplicação da Avenida Jerônimo de Camargo e da ciclovia.

Se para a população em geral o percurso termina no Fórum, para os ciclistas a competição se inicia depois disso, com a largada para o último dia de disputa, em uma etapa de 121 Km, que passa por diversas ruas da cidade e termina na Igreja Matriz, onde por volta das 11h haverá sorteio de prêmios aos participantes do Passeio Ciclístico.

Volta Ciclística Internacional 2021 Atibaia vai sediar mais um evento esportivo importante neste ano. De 3 a 5 de dezembro, o município receberá a Volta Ciclística Internacional, que até 2019 era realizada com sede em Guarulhos, reunindo alguns dos principais nomes do ciclismo do país. A prova, organizada pela Federação Paulista de Ciclismo e apoio das Prefeituras de Atibaia e de Mairiporã, terá três etapas e um total de 240 km.

A disputa da Volta Ciclística Internacional começa no dia 3, a partir das 20h, quando está prevista uma etapa noturna em Atibaia, totalizando 52 km. Esse percurso vai ocorrer justamente na Avenida Jerônimo de Camargo, que é uma das principais vias da cidade. No sábado, dia 4, às 8h, a segunda etapa terá o mesmo percurso do Circuito Montanhês, largando no Ginásio de Esporte de Mairiporã com chegada no Pico Olho D’Água, com 67 km. Já no domingo, dia 5, prova em Atibaia, com um circuito misto largando em frente ao prédio da Secretaria Municipal de Esportes de Atibaia (Avenida Horácio Neto, 1.061), às 8h, passando por vários pontos do município e final em frente à Igreja Matriz de Atibaia, com percurso total de 121 km.

Inauguração da obra de duplicação da Avenida Jerônimo de Camargo A duplicação da Avenida Jerônimo de Camargo, obra que mudou a cara de Atibaia, melhorou a mobilidade urbana e implantou a primeira ciclovia da região, vai ser oficialmente inaugurada pela Prefeitura da Estância de Atibaia no dia 5 de dezembro, durante a Volta Ciclística Internacional 2021.

Somos Tão Jovens A Prefeitura da Estância de Atibaia, por meio da Secretaria de Turismo e do Fundo Social de Solidariedade, participará do Festival Somos Tão Jovens que chega à sua 15ª edição e será realizada no próximo sábado (4), às 21h, na Estação Atibaia (Av. Jerônimo de Camargo, 6308 – Vila Santo Antônio).

“Alegria” será o tema da edição de 2021, que conta também com bandas, DJs, praças de alimentação e taberna de bebidas, além de ambulâncias, brigadistas e seguranças em casos de emergência. Barracas do Fundo Social de Solidariedade e da Feira de Arte e Artesanato da Secretaria de Turismo também estarão instaladas no evento, proporcionando grande variedade em produtos.

Caminhada pelo Fim da Violência Contra Mulheres e Meninas No próximo domingo (5), Atibaia se juntará a várias cidades do país e do exterior na realização da Caminhada pelo Fim da Violência contra Mulheres e Meninas, em ação promovida pelo Grupo Mulheres do Brasil com apoio da Prefeitura de Atibaia, para reunir todos nesta causa urgente e grave. A concentração no município será no Quiosque do Jardim do Lago, a partir das 9h.

Antes da caminhada, haverá aquecimento com aula de Yoga do Grupo Clã da Montanha, ao lado da academia ao ar livre. Traga seu tapetinho, uma toalha ou uma canga! As organizadoras do evento recomendam que os participantes usem uma camiseta ou peça laranja, cor que representa a luta no combate à violência. Em todo o mundo, o dia ’25’ de cada mês é reconhecido como o Dia Laranja, estabelecido em julho de 2012 por Ban Ki Moon, então secretário-geral das Nações Unidas. A data representa uma ação disseminada pela ONU com o objetivo de combater a violência contra mulheres e meninas.

Programação de Natal Atibaia contará com diversas programações natalinas durante o mês de dezembro. Na sexta-feira (3), as atrações serão realizadas na Praça da Matriz (Praça Claudino Alves, s/n – Centro). Às 19h, a apresentação de Claudio Terrana e Ruth Rubbo, do Grupo Raízes, e a apresentação do Projeto Mu-danças serão os eventos de abertura da programação de Natal.

Já no sábado (4), às 18h, acontecerão duas atrações: a chegada do Papai Noel e a Parada de Natal, apresentada pelo Studio de Dança Magdala Mattos. Às 20h, a Cantata de Natal encerra os eventos do dia.

No domingo (5), o Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret (Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcez, 511 – Vila Thais) sediará duas atrações do Intermusic: a Comédia Musical anos 60, às 16h30 e o espetáculo Oxente, às 19h. Para encerrar o domingo, a atração Heróis da Fé – Intervenção Artística será realizada às 20h, no Coreto do Mercadão Municipal.

Feiras da cidade Atibaia conta com diversas feiras espalhadas pela cidade. Toda sexta-feira é dia de Feira Noturna do Itapetinga, das 17h às 20h, na Avenida Santana, 2900 – Itapetinga. A feira conta com gastronomia diversa e barracas cheias de variedade.

A Feira de Artes e Artesanato acontece todos os sábados, das 10h às 17h, no Balneário Municipal (Av. dos Bandeirantes, s/n, Parque das Águas). Cerca de 60 expositores oferecem diferentes atrativos, como alimentação, artesanato, flores e lazer para quem visita a feira. Os produtos artesanais não são passíveis de cópia, mesmo que seja utilizada uma mesma técnica, oferecendo universo de possibilidades criativas que fazem com que cada um leve uma peça única para casa.

Munícipes, turistas e visitantes de Atibaia têm a oportunidade de adquirir flores e plantas “diretamente da fonte” na Feira Permanente de Flores e Plantas do Produtor Rural, que acontece todos os sábados, na Praça Santa Helena (próximo à entrada do município pela Rod. Fernão Dias, via Av. Jerônimo de Camargo), das 10h às 17h. No local, 45 produtores rurais oferecem grande variedade de produtos cultivados no município, recém colhidos e com preços atrativos no mercado.

ATIBAIA Notícias