top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar
  • Jornal Estancia de Atibaia

Agenda Cultural de Atibaia e 8º Festival Comida de Boteco, confira neste feriado de finados.

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

Agenda Cultural de Atibaia
Agenda Cultural de Atibaia

festival segue até 10 de dezembro e público poderá saborear deliciosos petiscos/porções

A partir desta quinta-feira, 2 de novembro, é a vez dos comerciantes apresentarem para munícipes e turistas deliciosas porções/petiscos escolhidos especialmente para o festival. A edição de 2023 traz 51 estabelecimentos participantes e segue até 10 de dezembro com quitutes, porções e petiscos disponíveis para o público e o júri técnico saborear e avaliar. Entre as delícias programadas para esta edição estão torresmo, mandioca, bolinho de carne, carne seca, linguiça, coxinha, lanche na tábua, espetinho, faláfel, empanadas, dadinho de mandioca, coração de bananeira, filé de peixe e outras opções de dar água na boca. O festival busca criar uma interação divertida entre o público e os comerciantes, intensificando a parte turística do município com os comércios por meio da participação de bares, restaurantes, lanchonetes, pizzarias, padarias, pesqueiros e botecos de Atibaia.


A Agenda Cultural de Atibaia deste feriado de finados traz a diversidade que já se tornou marca da agenda de eventos da Capital Nacional do Morango.


A desta semana inclui um bônus: o bate-papo sobre meios jurídicos para casos de racismo que acontece na quarta-feira, dia 8, dentro da programação 2023 do Mês da Consciência Negra em Atibaia. Confira!


Feira de Arte, Artesanato e Gastronomia de Atibaia

Uma oportunidade de prestigiar as artesanias de Atibaia e degustar as delícias gastronômicas produzidas aqui, a Feira de Arte, Artesanato e Gastronomia é realizada pela Secretaria de Turismo, reunindo dezenas de expositores e trazendo opções bastante atrativas tanto para quem busca decorações, enfeites, presentes e lembrancinhas da cidade, quanto para quem quer curtir a tarde ouvindo uma boa música e curtindo o belo cenário do Balneário Municipal.

Festa das Crianças

Outubro acabou, mas ainda tem Festa das Crianças para celebrar a infância com muita brincadeira e alegria no próximo sábado, dia 4 de novembro. A diversão acontecerá no Jardim Imperial, na Rua Arco-íris, das 14h às 18h.


Baile no Centro Comunitário do Iara

Sábado (4) também é dia de se jogar na dança e curtir o Baile do Centro Comunitário do Iara. Diversão garantida para toda a família, a festa começa às 19h no Centro Comunitário do bairro, localizado na Rua Marcilio Furqui Campos, s/n.

92 anos da Corporação 24 de Outubro

A tradicionalíssima Corporação 24 de Outubro também se apresenta neste sábado (4), às 16h, em frente ao Centro Cultural André Carneiro (Rua José Lucas, 28, Centro). A banda, presença marcante em diversas festas e celebrações de Atibaia, comemora 92 anos de existência.

Visita guiada exposição Habitare

Em cartaz no Centro Comunitário André Carneiro, a exposição Habitare – da artista argentina radicada em Atibaia Alejandra Dawi, proporcionará uma experiência diferente aos visitantes neste sábado (4). Às 14h, a ceramista realizará mais uma visita guiada à mostra, com uma vivência de modelagem em argila na sequência. Os interessados poderão se inscrever no local.

Habitare, que reúne 28 obras entre esculturas, quadros e instalações em cerâmica com suporte em ferro, madeira, tecido, areia e terra, foi selecionada e premiada no edital da Secretaria de Cultura para seleção de exposições no espaço do Centro Cultural André Carneiro.


Feira Pet Beneficente ONG DANP

A ONG DANP – Doar amor não tem preço promove neste domingo (5), das 7h às 17h, a Feira Beneficente Pet. Shows ao vivo, palestras e outras atrações fazem parte da programação, que acontecerá na Arena do Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret (Alameda Prof. Lucas Nogueira Garcez, 511, Vila Thais).

2º Diabetes Day

Também neste domingo (5), das 8h às 14h, no Centro Esportivo Atibaia Jardim (Avenida Dr. Joviano Alvim, S/N), acontece 2ª edição do Diabetes Day, ação de conscientização sobre a doença voltada a adultos e crianças, portadores ou não de diabetes. Com atividades lúdicas e recreativas, o evento pretende levar orientação a respeito de formas de prevenção, importância do controle glicêmico, entre outros aspectos relacionados à enfermidade. Saiba mais: AQUI.

Bate-papo Mês da Consciência Negra

No dia 8 de novembro, às 19h30, na galeria do Cine Itá, o advogado Paulo Henrique Oliveira aborda a questão do racismo do ponto de vista jurídico. Bacharel em Direito pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP) e Mestre em Direito Internacional e Comparado pela Faculdade de Direito da Universidade de São Paulo (USP), o palestrante é advogado no Kincaid Mendes Vianna Advogados, com ênfase nas áreas de Direito Internacional Privado, Direito Marítimo, Direito do Mar, Direito Internacional Público, Arbitragem, Relações Internacionais, Relações Contratuais e Direito dos Seguros.


Congadas representam Atibaia no maior festival de cultura tradicional paulista

Congadas de Atibaia
Congadas de Atibaia

Com 270 anos de tradição, Congadas de Atibaia participaram do Revelando SP em São José dos Campos e estarão no Parque da Água Branca no próximo dia 19


Atibaia, cidade paulista que preserva uma das manifestações culturais mais tradicionais e populares, as Congadas, vem encantando o público com esse patrimônio que celebra 270 anos de tradição. No último domingo (29), as congadas Azul e Verde brilharam no maior evento de cultura tradicional do estado, o Revelando SP, realizado em São José dos Campos. Agora é a vez das congadas Rosa e Vermelha, prontas para se apresentar na próxima edição, que acontecerá no Parque da Água Branca, na capital paulista, de 16 a 19 de novembro. O Revelando SP reúne representantes de todo o estado de São Paulo, oferecendo a oportunidade de conhecer e prestigiar uma infinidade de manifestações culturais tradicionais e populares, além da diversidade e riqueza da culinária e do artesanato dos municípios paulistas. As Congadas de Atibaia se apresentam no próximo dia 19, mas o estande dos Doces Caseiros Casarão também representará a cidade no evento, participando com seus 59 anos de tradição dos quatro dias de festival. Promovido pelo Governo do Estado de São Paulo – por meio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas, o evento tem gestão e produção da Associação Amigos da Arte, contando com o apoio dos municípios participantes. A entrada é gratuita e o festival oferece ainda uma série de shows com grandes nomes da música brasileira. Os representantes atibaienses foram selecionados pela chamada pública do festival, que pretende valorizar os saberes, ofícios, modos de fazer, celebrações, formas de expressão cênicas, plásticas, musicais, lúdicas e gastronômicas, transmitidos de geração a geração e reconhecidos pelas comunidades e grupos como parte integrante do patrimônio cultural paulista. A ideia é fomentar essa cultura tradicional, permanentemente recriada em função do ambiente, das interações com a natureza e da história, mas capaz de gerar um sentimento de identidade e continuidade, contribuindo para promover o respeito à diversidade e à criatividade. Vale lembrar que Atibaia tem representatividade no Revelando SP desde as primeiras edições, além de ter sido sede de algumas edições do Revelando Entre Serras e Águas. Cada um dos quatro grupos de congada da cidade tem sua história e particularidade, preservando canções e orações ancestrais, muitas ainda em latim, e seguindo um calendário de festas que inclui o aniversário da cidade e dia do padroeiro São João Batista (24 de junho) e o Ciclo Natalino.


Kommentare


Banners web-02.jpg
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS
bottom of page