top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar
  • Jornal Estancia de Atibaia

Agricultura orienta criadores para vacinação de grandes animais contra raiva

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

PREFEITURA DE ATIBAIA
Secretaria de Agricultura de Atibaia

Nos herbívoros, a raiva é transmitida principalmente por morcegos hematófagos e não tem tratamento


A Secretaria de Agricultura de Atibaia alerta os criadores de grandes animais sobre a importância da vacinação contra a raiva. Nos herbívoros, a raiva é transmitida principalmente por morcegos hematófagos, também conhecidos como morcegos vampiros, especialmente os da espécie Desmodus rotundus, por meio da mordida.


A doença não tem tratamento, sendo invariavelmente fatal uma vez iniciados os sinais clínicos. Ao contrário de animais de pequeno porte, como cães, a raiva em herbívoros se manifesta com sintomas de paralisia, queda, tremores, movimentos de pedalagem e dilatação da pupila. A vacinação contra a raiva nos animais é recomendada a partir de três meses de idade, reforço após 30 dias e a revacinação anual para o controle.


Os produtores podem aproveitar a vacinação obrigatória contra febre aftosa e brucelose, que ocorre até o fim de maio, para também vacinar o rebanho contra raiva, caso ainda não a tenham feito, uma vez que a região de Atibaia está sujeita a focos da doença.


De acordo com o Programa Estadual de Controle da Raiva dos Herbívoros, entre as formas de prevenção estão identificar os animais agredidos, realizar a vacinação e comunicar a Defesa Agropecuária em caso de identificar animais agredidos. Saiba AQUI como vacinar o rebanho e locais para notificação.

Comentarios


Banners web-02.jpg
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS
bottom of page