top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar
  • Jornal Estancia de Atibaia

Ana Beathalter apresenta Moção de Pesar pelo falecimento de Regina Maria Carneiro de Lara Campos


Regina Maria Carneiro de Lara Campos
Regina Maria Carneiro de Lara Campos

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


"Regina Lara assumiu a Secretaria Municipal da Saúde em 2004”, contou

Foi aprovada na sessão desta terça-feira, 16 de agosto, a Moção de Pesar, de autoria da vereadora Ana Beathalter, pelo falecimento de Regina Maria Carneiro de Lara Campos, ocorrido no dia 9 de agosto de 2022.


No documento, a vereadora conta que Regina Maria Carneiro de Lara Campos era assistente social de formação com especialização em Saúde Pública.


“Regina Lara nasceu em Piracicaba e, após casamento com o engenheiro agrônomo Eduardo Lara, com quem teve um casal de filhos, mudou-se para Campinas. Antes de assumir a Secretaria de Saúde de Atibaia (em 2004), foi diretora regional de Saúde – DRS-7. Entre tantas conquistas na Direção Regional de Saúde de Campinas, ela foi a responsável pela organização do SUS entre os 42 municípios que fazem parte da DRS-7”, relatou.


“A intervenção da Santa Casa de Atibaia se deu por intermédio de Regina Lara, que, na época, era representante da Secretaria de Estado da Saúde. Após sua aposentadoria na DRS-7, ela foi convidada pelos municípios que integram o Circuito das Águas e Socorro a implantar o Conisca – Consórcio Intermunicipal de Saúde do Circuito das Águas, um equipamento de Saúde que trouxe muitos benefícios para aquela região”, destacou Ana.


Segundo Ana Beathalter, em 2004, foi convidada a assumir a Secretaria Municipal da Saúde, permanecendo no cargo até o ano de 2008. Como secretária da Saúde de Atibaia geriu a intervenção da Santa Casa, revitalizando o Centro Cirúrgico e conseguindo outras melhorias no hospital. Realizou a 1ª Conferência Municipal da Saúde de Atibaia, implantou o CAPS – Centro de Atenção Psicossocial, inaugurou a Unidade de Saúde do Maracanã e intermediou a implantação do AME em Atibaia. Além disso, implantou os serviços de regulação e auditoria do SUS na Secretaria da Saúde, entre outras melhorias no serviço de saúde do município.


“Regina Lara foi grande defensora do SUS e participou ativamente do movimento para que esse sistema se tornasse uma realidade. Foi ela, com sua paixão pelo SUS, que plantou a semente da importância do sistema, da humanização do serviço nos profissionais de saúde de Atibaia e de muitos outros profissionais da Administração Pública.


Ela revitalizou o Conselho Municipal de Saúde, implantou os conselhos locais de Saúde e foi líder na construção de uma política forte na região bragantina, unindo os municípios e dando voz aos pequenos. Respeitada como profissional e amada como ser humano, deixou a todos que tiveram o privilégio de conviver com ela a paixão pelo SUS e pela vida. Dizia sempre que ‘a mosquinha azul do SUS a havia picado’ e que ela iria ‘transmitir esse vírus’ a todos que dela se aproximassem. Regina nos deixou no dia 9 de agosto de 2022, aos 79 anos”, concluiu em sua fala.


Edição: Bruno Papini

anuncioNOVOconc.png
anuncioNOVOconc.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS
bottom of page