top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar
  • Jornal Estancia de Atibaia

Atibaia aparece no ranking Melhores Cidades para Fazer Negócios com destaque para Indústria

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

Atibaia aparece no ranking Melhores Cidades, EMIL ONO, ATIBAIA, JORNAL ATIBAIA
Atibaia aparece no ranking Melhores Cidades

Prefeitura vem estimulando o desenvolvimento econômico no município nos últimos anos e, em novembro, promoveu a 1ª Expo Industrial de Atibaia


Atibaia voltou a figurar no ranking das 100 Melhores Cidades para Fazer Negócios, com destaque para o setor da Indústria em 2023, o que demonstra que o município está proporcionando um ambiente propício para negócios e incentivando o desenvolvimento econômico.


Estudo elaborado pela consultoria Urban Systems, que chega à sua 10ª edição neste ano, avaliou cidades com mais de 100 mil habitantes em todo o país e colocou Atibaia em 16º lugar na categoria Indústria, ao mapear as melhores cidades para investir no setor industrial, contando com a análise de dez indicadores. Atibaia também ficou na 49ª posição em Comércio e em 92º no setor Agropecuário.


A Prefeitura de Atibaia vem estimulando o desenvolvimento econômico no município e, em 2023, 26 novas indústrias se instalaram na cidade, com previsão de gerar, em cinco anos, R$ 2,5 bilhões de faturamento e 5.700 empregos. Em novembro, a Administração Municipal promoveu a 1ª Expo Industrial de Atibaia, que representou uma excelente oportunidade para conectar e promover as empresas do setor industrial da cidade, além de proporcionar rodada de negócios, serviços e empregos para a população. O evento organizado pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico contou com a participação de mais de 600 empresas.


Outra iniciativa recente da Administração Municipal é o Programa Empreender Aqui, que busca incentivar os negócios na cidade de diversas formas. Um desses caminhos é o Programa de Incentivos Fiscais ao Desenvolvimento Econômico Sustentável da Estância de Atibaia. De acordo com o Decreto nº 10.220/2023, empresas que exerçam as atividades contempladas na lei e pretendam se instalar ou manter suas atividades no município podem pleitear incentivos fiscais, o que foi concedido a empresas de diversos setores.


O IPTU Empreendedor é mais uma novidade para as empresas já instaladas em Atibaia: dependendo do grau de comprometimento com o município e conforme critérios de pontuação, como número de colaboradores, arrecadação e regime tributário, compromisso com questões sociais e ambientais, dentre outros, a empresa pode obter descontos que variam de 20% a 100% do valor do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU). Dezenove empresas aderiram ao programa e obtiveram descontos para o exercício de 2024.


Com o objetivo de ampliar o desenvolvimento de projetos de inovação e tecnologia e atrair novos investimentos para o município, a Prefeitura de Atibaia injetou R$ 1,7 milhão em 32 empresas instaladas na cidade que apresentaram projetos tecnológicos e inovadores, por meio do Programa Inovati. A Administração Municipal ainda busca apoiar o comércio da cidade, com campanhas de valorização dos estabelecimentos locais e viabilização de ações e projetos de incentivo ao empreendedorismo e promoção de desenvolvimento econômico sustentável.


Emprego


No setor de emprego, Atibaia apresentou saldo positivo na criação de vagas formais em todos os meses com dados já disponíveis neste ano (janeiro a outubro), segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Previdência Social, totalizando um saldo de 1.845 vagas. O município tem registrado números positivos no Caged nos últimos dois anos. Em 2021, foram 2.817 vagas abertas e, em 2022, 2.427.


Houve 21.262 admissões em Atibaia neste ano, segundo dados da Secretaria de Desenvolvimento Econômico. Em 2023, Atibaia também proporcionou à população uma lista extensa com vagas de emprego abertas no Posto de Atendimento ao Trabalhador – PAT, com 8.565 vagas abertas e 11.970 atendimentos realizados no PAT ao longo de todo o ano, realizando um trabalho de maior aproximação com as empresas e contribuindo com a divulgação de vagas de forma mais estratégica.


A Prefeitura tem ajudado a preparar os candidatos com a oferta de palestras e cursos de capacitação gratuitos, além de disponibilizar feiras com oportunidades de emprego, com apoio de parceiros como Sebrae, Sest/Senat, Senac, Senai e Associação Comercial e Industrial de Atibaia (ACIA). Para 2024, o planejamento da Administração Municipal é intensificar a qualificação para maior inserção de profissionais no mercado de trabalho.


Comments


anuncioNOVOconc.png
anuncioNOVOconc.png