top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar

Atibaia celebra o SUS com 1° Fórum de Mobilização, Organização e Participação da Comunidade

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

Atibaia celebra o SUS com 1° Fórum de Mobilização, Organização e Participação da Comunidade
Atibaia celebra o SUS com 1° Fórum de Mobilização, Organização e Participação da Comunidade

Evento acontecerá em 23 de setembro, na Praça da Matriz, reunindo gestores municipais, lideranças políticas, profissionais da saúde e membros da sociedade civil


No mês de setembro o Sistema Único de Saúde (SUS) comemora 33 anos de sua regulamentação no país e a Prefeitura de Atibaia está preparando uma celebração especial, com ações nas unidades de saúde e a realização do 1° Fórum de Mobilização, Organização e Participação da Comunidade no SUS Atibaia, no dia 23 de setembro, na Praça da Matriz.


Este evento reunirá gestores municipais, lideranças políticas, profissionais da saúde e membros da sociedade civil, visando fortalecer a participação da comunidade no contexto do sistema de saúde. Na ocasião, haverá o lançamento da Carta de Serviços do SUS Atibaia.


A programação oficial está sendo finalizada e será divulgada pelos canais de comunicação da Prefeitura. Toda a população está convidada a participar.


O aniversário do SUS, no dia 19 de setembro, corresponde à promulgação da Lei nº 8.080/1990, que regulamentou, em todo o território nacional, as ações e serviços de saúde gratuitos para garantia da qualidade de vida dos brasileiros. Isso ocorreu em 1990, dois anos depois que a Constituição Federal de 1988 consagrou a saúde como direito de todos e dever do Estado.


O Sistema Único de Saúde é um dos maiores e mais complexos sistemas de saúde pública do mundo, abrangendo desde o simples atendimento para avaliação da pressão arterial, por meio da Atenção Primária, até o transplante de órgãos, garantindo acesso integral, universal e gratuito para toda a população do país.


Para marcar os 33 anos do SUS, a Secretaria Municipal de Saúde de Atibaia realizará, de 18 a 22 de setembro, ações locais nas unidades de saúde, visando promoção e cuidado longitudinal em saúde e promovendo o debate acerca da saúde mental e luta antimanicomial (Setembro Amarelo), além de intervenções artístico-culturais e mobilizações sociais nos conselhos locais.


Os Conselhos Locais de Saúde são órgãos colegiados que auxiliam no desenvolvimento das unidades de saúde. Fazem parte deles representantes do governo, usuários, profissionais de saúde e prestadores de serviços. Atualmente, estão formalizados na cidade cinco conselhos locais, nos bairros Alvinópolis, Maracanã, Imperial, Rio Abaixo e Cachoeira, sendo que outros cinco estão em fase de implantação e construção. Interessados em participar devem procurar as unidades de saúde de referência.

anuncioNOVOconc.png
anuncioNOVOconc.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS
bottom of page