top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar
  • Jornal Estancia de Atibaia

Atibaia ganha Prêmio David Capistrano por ação da Saúde no combate à fome

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

Atibaia ganha Prêmio David Capistrano
Atibaia ganha Prêmio David Capistrano

Município é premiado entre 1.687 trabalhos inscritos; iniciativa com produtores passou a promover livre retirada de alimentos na USF Boa Vista


A Prefeitura de Atibaia conquistou o prestigioso Prêmio David Capistrano, na última sexta-feira (19), graças a uma ação da Secretaria de Saúde, na Unidade de Saúde da Família (USF) Boa Vista, visando o combate à fome. Com o tema "SUStentabilidade na APS: Combate à FOME e insegurança alimentar em territórios de cuidado do SUS", a iniciativa do município foi uma das 15 premiadas, entre 1.687 trabalhos inscritos, de 149 cidades diferentes.


Alimentos disponibilizados


A ação surgiu depois que a equipe de estratégia de saúde da família identificou, a partir do acolhimento, que algumas famílias estariam em situação de privação de alimentos. Agentes comunitários de saúde, então, propuseram aos produtores da cidade que os alimentos que seriam descartados fossem recolhidos pela unidade e oferecidos para livre retirada nas dependências da USF por famílias em situação de insegurança alimentar.


Atualmente, durante eventos, são ofertados alimentos (disponibilizados a partir de Feiras Livres) em frente à USF Boa Vista, onde as famílias têm livre acesso para retirarem o que estiverem necessitando, sendo orientados a pegar apenas o que será utilizado para consumo de seus pares, para que seja evitado desperdício.


"A Secretaria de Saúde incentiva a participação dos trabalhadores nos espaços de formação do SUS, entendendo que a capacitação e a formação são a única saída possível para qualificação e valorização dos trabalhadores e suas experiências nos territórios de produção de cuidado", disse a secretária de Saúde de Atibaia, Grazielle Bertolini, uma das autoras do trabalho.


Mais agentes nas unidades


Reforçando seu modelo de estratégia de saúde da família no município, a Prefeitura de Atibaia contratou recentemente 62 novos agentes comunitários, profissionais fundamentais para a integração dos serviços de saúde da Atenção Básica com a comunidade, melhorando os atendimentos prestados à população.


Importância do prêmio


"O Prêmio David Capistrano se constitui em importância a partir de ações práticas no campo da atuação em saúde de maneira integral, mas não apenas. O mesmo reforça a necessidade de que os profissionais que atuam no Sistema Único de Saúde, dentro do contexto de uma formação de país como o Brasil, com tantas desigualdades sociais, agravos e iniquidades em saúde, tenham a compreensão para ação prática de um dos seus valores constitucionais que é a equidade, ou seja, justiça social", afirmou Deise Pimenta, chefe da Divisão de Saúde Mental e uma das autoras, junto a Andréia Ferreira da Silva, agente comunitária de saúde da USF Boa vista.


Prêmio em 2021


Esta não é a primeira vez que Atibaia leva o Prêmio David Capistrano. Em 2021, a cidade foi premiada pela capacitação de profissionais da Educação na pandemia de Covid-19. Na ocasião, as Secretarias de Saúde e de Educação elaboraram um protocolo extremamente rígido, minucioso e criterioso nos cuidados preventivos da Covid-19 na preparação para a volta das aulas presenciais. Em 2022, Atibaia recebeu menção honrosa devido à vacinação contra a Covid-19 na população em situação de rua e de abrigo.


Quem foi David Capistrano


O médico e sanitarista David Capistrano da Costa Filho, que dá nome ao prêmio, nasceu em Recife, em 1948, e trilhou um percurso consolidado em defesa de uma saúde integral, universal e gratuita. Ele colaborou para a elaboração do texto que deu origem ao capítulo sobre o SUS na Constituição de 1988 e também foi responsável pela idealização e implementação dos programas Médico de Família e de Agentes de Saúde, abrindo caminho para uma nova ótica na saúde pública brasileira. David Capistrano morreu em 2000.


Recorde de inscritos


Este ano, a 20ª Mostra de Experiências Exitosas dos Municípios e 13º Prêmio David Capistrano alcançou número recorde de inscrições. Um total de 1.687 trabalhos foram inscritos, de 149 cidades. A Mostra aconteceu durante o 37º Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo, entre os dias 17 e 19 de abril, em Santos (SP), e foi dividida em 12 eixos, sendo o eixo de Atenção Básica o que mais recebeu trabalhos, seguido por Promoção em Saúde e Gestão de Pessoas, do Trabalho e Educação Permanente (EP). Atibaia apresentou 34 trabalhos.

Comments


Banners web-02.jpg
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS
bottom of page