Atibaia homenageia profissionais no Dia Nacional da Saúde


JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


Data de 5 de agosto foi escolhida em função da data de nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, primeiro diretor-técnico da Fiocruz, hoje responsável pela produção de vacina contra Covid-19


No dia 5 de agosto é celebrado o Dia Nacional da Saúde, o que rendeu homenagens da Prefeitura de Atibaia aos profissionais do setor e demais funcionários que são responsáveis por cuidar da saúde de todos nós. O dia 5 de agosto foi escolhido para celebrar o Dia Nacional da Saúde por ser a data de nascimento do sanitarista Oswaldo Cruz, um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias da peste, febre amarela e varíola no Brasil, no começo do século 20.


Oswaldo Cruz nasceu em 5 de agosto de 1872 e foi o primeiro diretor-técnico da Fundação Oswaldo Cruz – Fiocruz, atualmente um dos pilares na estratégia de combate ao Coronavírus, fazendo parte, desde o início da pandemia, de diversas frentes nacionais e internacionais de busca pela vacina contra a Covid-19. A Fiocruz tem um acordo com a biofarmacêutica AstraZeneca para produzir, no Brasil, a vacina contra o novo coronavírus desenvolvida pela Universidade de Oxford.


Em pronunciamento para homenagear os profissionais de saúde, o prefeito Emil Ono destacou a importância da ciência e o papel das vacinas para combater a pandemia que afeta o Brasil há cerca de um ano e meio e tem pressionado todo o sistema de saúde.

“Quero aproveitar também para registrar que ultrapassamos em Atibaia a marca de 115 mil doses de vacina contra a Covid-19 aplicadas. Uma marca importante em um momento em que a vacina se torna a maior esperança no combate a essa doença que ainda tem causado tanto sofrimento e perdas em nosso país. Meu profundo pesar por tantas vidas interrompidas e por todos que perderam familiares e amigos”, afirmou o prefeito.


Emil Ono lembrou que é fundamental que a população mantenha os cuidados sanitários para evitar a propagação do vírus. “Não podemos relaxar, nem nas medidas preventivas e muito menos em nosso esforço em combater esse inimigo invisível, protegendo a saúde da população, mas tenho certeza que juntos, com garra e determinação, vamos vencer essa grande batalha. Mais uma vez, meu muito obrigado a todos que fazem parte deste exército que guerreiros. Vocês nunca foram tão importantes em nossas vidas”, disse.


Atibaia recebeu recentemente premiações na área da saúde, incluindo o Prêmio David Capistrano, concedido às melhores experiências em saúde desenvolvidas no âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), em razão do planejamento, treinamento das equipes e protocolos rígidos adotados pelas secretarias de Educação e de Saúde no retorno às aulas. O município também foi premiado com o Selo de Atenção Primária de Qualidade, concedido pelo Ministério da Saúde a apenas duas cidades da região de Campinas (Atibaia e Tuiuti), em razão do trabalho desenvolvido pelos profissionais das unidades de saúde.