Publicado neste jornal em 27112021 as 0950hs (6).png
WhatsApp Image 2020-11-16 at 16.39.47.jpeg
ATIBAIA Notícias
WhatsApp Image 2021-12-06 at 14.47.56.jpg
WhatsApp (1)JORNALESTANCIA.png

Atibaia inicia vacinação contra Influenza neste domingo (27), para idosos acima de 80 anos


PREFEITURA DA ESTÂNCIA DE ATIBAIA

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

Campanha nacional começa em 4 de abril, mas vacina contra a gripe para essa faixa etária foi antecipada para conciliar com 4ª dose contra a Covid-19


A Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza, também conhecida como gripe, começará no próximo dia 4 de abril em todo o país, mas, atendendo uma orientação do Grupo de Vigilância Epidemiológica – GVE Campinas (Regional de Saúde que atende o município), Atibaia iniciará a vacinação de idosos acima de 80 anos já neste domingo (27). A medida busca conciliar a vacinação contra a Influenza para idosos dessa faixa etária com a aplicação da segunda dose adicional (ou 4ª dose geral) contra a Covid-19, que está em andamento na cidade desde o último dia 21, também para idosos a partir dos 80 anos.


Neste primeiro momento de vacinação contra a Influenza, destinada exclusivamente a idosos acima de 80 anos, a vacina será disponibilizada apenas no Centro Permanente de Vacinação, espaço organizado no Centro de Convenções e Eventos Victor Brecheret (Alameda Professor Lucas Nogueira Garcez, nº 511, Parque das Águas), das 7h às 19h.


A partir do dia 4 de abril a vacinação contra a Influenza será estendida a outros grupos prioritários, começando por idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Em 2 de maio, terá início a vacinação de crianças de 6 meses a menores de 5 anos, gestantes e puérperas.


No dia 9 de maio, começará a aplicação de vacinas contra a Influenza em indígenas, quilombolas, professores, pessoas com deficiência e pessoas com comorbidades. E em 16 de maio será a vez da vacinação contra a Influenza em forças de segurança e salvamento, forças armadas, funcionários do sistema prisional, caminhoneiros, trabalhadores do transporte coletivo rodoviário de passageiros urbanos e de longo curso, trabalhadores portuários, população privada de liberdade e adolescentes e jovens sob medida socioeducativa.


Conforme o Ministério da Saúde, a previsão é de que no próximo dia 30 de abril aconteça o Dia D de mobilização nacional e de que a campanha seja realizada até o dia 3 de junho.

Ainda segundo o Ministério da Saúde, com o objetivo de prevenir o surgimento de complicações decorrentes da doença, óbitos e consequências nos serviços de saúde, a vacinação contra a gripe busca minimizar a carga do vírus, reduzindo os sintomas, que também podem ser confundidos com os da Covid-19.


A vacina utilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) é trivalente, será eficaz contra as cepas H1N1, H3N2 e tipo B, e tem sua formulação constantemente atualizada para que a dose seja efetiva na proteção contra as novas cepas do vírus.






Prefeitura de Atibaia, Vacina em Atibaia, Ministério da Saúde, Sistema Único de Saúde