top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar
  • Jornal Estancia de Atibaia

Atibaia marca presença no 6º Congresso Mundial de Parkinson

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

6º Congresso Mundial de Parkinson
6º Congresso Mundial de Parkinson

Programa Raimunda Moura para Parkinsonianos representou o Brasil em congresso internacional realizado na Espanha


O 6th World Parkinson Congress, realizado entre os dias 4 e 7 de julho em Barcelona, na Espanha, reuniu 2.600 pessoas de 73 países para dialogar sobre avaliações, intervenções terapêuticas, tecnologias, gestão e políticas públicas para o tratamento de pessoas com a doença de Parkinson.


A Prefeitura de Atibaia marcou presença no evento apresentando o trabalho desenvolvido por meio do programa Raimunda Moura para Parkinsonianos, que atende cerca de cem pessoas no município. Participaram do evento a secretária de Saúde, Grazielle Bertolini, o coordenador do projeto, Marcos Moura, e a pesquisadora Dirce Rodrigues.


No congresso, que reuniu comunidade científica, associações, entidades médicas e sociedade civil para debater as mais recentes investigações clínicas e estudos, a Secretaria de Saúde de Atibaia contribuiu com dois trabalhos científicos, desenvolvidos pelos profissionais pesquisadores do programa municipal, Adriana de Souza, Dirce Rodrigues, Katia Gouvea, Luiz Arthur Nunes, Marcos Moura e Miguel Conceição. “Agents and phases of stress and coping strategies in Parkinson's disease” e “Evaluation of functional capacity, body composition and VO2max in Parkinson's disease: Pre and post physical activity practice” foram os trabalhos apresentados.

6º Congresso Mundial de Parkinson
6º Congresso Mundial de Parkinson

O programa municipal para tratamento de parkinsonianos também recebeu uma menção honrosa no evento pelo vídeo “The Patient, the Mother, the Son, the Family, the Professionals: Walking Together in the Course of Life”, que apresenta o trabalho técnico interventivo realizado junto a pacientes e familiares. “Esta menção honrosa representa o reconhecimento do trabalho em saúde pública que estamos desenvolvendo em Atibaia, referenciando o Programa Raimunda Moura como uma iniciativa diferenciada no tratamento da doença de Parkinson”, ressalta o fisiologista do exercício e coordenador do projeto, Marcos Moura.


A comitiva de Atibaia também visitou o campus de Barcelona da Escola de Negócios da União Europeia (EU Business School), uma das mais mais conceituadas do mundo: “participar de congressos internacionais, sobretudo recebendo menção honrosa, é o reconhecimento do trabalho e dos investimentos da Administração Municipal. Sempre em busca de aprimorar as políticas públicas de saúde, aproveitamos para conhecer o MBA de gestão e inovação da escola, que oferece diversas oportunidades interessantes para cursos de extensão. Também presenteamos a instituição com a história do programa Raimunda Moura, colocando Atibaia de portas abertas para os intercâmbios”, relata a secretária de Saúde, Grazielle Bertolini.


Parkinson é uma doença degenerativa que causa tremores nas mãos e pernas, lentidão nos movimentos, rigidez dos músculos e falta de coordenação. Por meio de uma equipe especializada, o Programa Raimunda Moura foi criado em Atibaia para tratar e cuidar do paciente, visando melhorar sua capacidade funcional, flexibilidade, equilíbrio e força muscular para a realização das atividades diárias.


Desde que foi lançada, a iniciativa pioneira tem proporcionado um aumento significativo na qualidade de vida dos parkinsonianos e de suas famílias. O trabalho faz parte do Atibaia Ativa, programa de promoção à saúde desenvolvido no município pela Prefeitura. Para participar, é necessário que o paciente resida em Atibaia e realize um cadastro junto à Academia da Saúde (Rua Liberdade, nº 375, Jardim Cerejeiras), de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h.

Comments


anuncioNOVOconc.png
anuncioNOVOconc.png