top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar
  • Jornal Estancia de Atibaia

Atibaia obtém maior nota das regiões Bragantina e Vale do Paraíba no Indicador Criança Alfabetizada, do Governo Federal

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


Índice da cidade é o mais alto entre municípios de grande e médio porte das duas regiões; resultado mostra que cidade recuperou o desempenho de alfabetização anterior à pandemia


A Educação de Atibaia recebeu mais uma nota de destaque, desta vez no Indicador Criança Alfabetizada, do Governo Federal. De acordo com estudo desenvolvido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), em 2023, 70,6% das crianças de escolas públicas de Atibaia alcançaram o índice de alfabetização definido pela autarquia, para o 2º ano do Ensino Fundamental, um índice que é maior que o desempenho nacional, estadual e o mais alto entre municípios de grande e médio porte das regiões Bragantina e Vale do Paraíba.


Deixando a pandemia para trás


Com o resultado, Atibaia recuperou o desempenho de alfabetização anterior à pandemia de Covid-19. Há três anos, a Educação da cidade obteve nota 6,8 nos anos iniciais do Ensino Fundamental (1º ao 5º ano) no Ideb – Índice de Desenvolvimento da Educação Básica, referente a 2021, ano impactado pela pandemia, e que foi superior à nota registrada pelo Estado de São Paulo no Ideb, 6,3, e ficou 1 ponto acima do índice do país (5,8) para a mesma faixa escolar.


"O trabalho dedicado e a competência da equipe foram fundamentais para alcançar esse desempenho. Parabenizo a todos os educadores envolvidos nesse processo, em especial a secretária de Educação, Eliane Doratiotto Endsfeldz, e os professores, cujo papel é de extrema importância na formação e desenvolvimento das nossas crianças. Agradeço aos profissionais da educação pelo excelente resultado na alfabetização", disse o prefeito de Atibaia, Emil Ono.


Educação nota 10


Atibaia está entre os dez melhores indicadores de alfabetização no Estado de São Paulo, entre os municípios de grande porte. A classificação foi anunciada pelo Governo Estadual em fevereiro, no lançamento do Programa Alfabetiza Juntos SP. A avaliação analisou o desempenho individual dos alunos na leitura e compreensão de textos escritos, para identificar possíveis lacunas no processo de alfabetização. Em 2023, mais de 500 cidades paulistas participaram do levantamento, incluindo Atibaia. Saiba mais: AQUI.


Criança Alfabetizada


O Compromisso Nacional Criança Alfabetizada visa garantir o direito à alfabetização de todas as crianças do país. Em regime de colaboração entre União, Estados, Distrito Federal e Municípios, seu foco está em assegurar que todos os estudantes brasileiros estejam alfabetizados ao final do 2° ano do Ensino Fundamental. A Pesquisa Alfabetiza Brasil foi realizada pelo Inep para determinar o ponto de corte que indica a alfabetização de uma criança ao final do 2º ano. O padrão nacional de desempenho da criança alfabetizada foi estabelecido em 743 pontos na escala do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). O Indicador Criança Alfabetizada do Brasil foi 56%, enquanto o desempenho do Estado de São Paulo ficou em 52%.


Investimentos na Educação de Atibaia


O compromisso com a Educação no município vem progredindo nos últimos anos. Desde 2021, a Prefeitura de Atibaia realizou mais de 60 intervenções nas unidades escolares municipais, entre construção, reforma, manutenção e ampliação. Viabilizadas com recursos próprios, as obras têm buscado revitalizar esses espaços e expandir o número de unidades com ensino em tempo integral na cidade.


Ensino Integral


Até o ano de 2020, a Rede Municipal contava com seis escolas de Ensino Fundamental em período integral, número que dobrou para 12 escolas neste ano. Atualmente, a rede de ensino do município soma aproximadamente 16 mil alunos e, do total de 63 unidades escolares, 41 são de tempo integral, com os estudantes permanecendo o dia todo na unidade; 14 têm jornada ampliada (contraturno), com os alunos realizando atividades extracurriculares em alguns dias e períodos da semana; e 8 possuem jornada parcial, com os alunos permanecendo na unidade apenas um período do dia. Saiba mais AQUI.


Educação com inovação e tecnologia


Em abril de 2022 Atibaia deu início a uma inovadora experiência tecnológica que utiliza um novo ambiente de aprendizagem para ampliar o conhecimento, o EduConecte Atibaia, programa que disponibilizou cerca de 10 mil tablets e uma plataforma digital com conteúdos exclusivos a alunos de 1º a 5º ano e da Educação de Jovens, Adultos e Idosos (EJAI) da rede pública municipal.

Comentarios


Banners web-02.jpg
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS
bottom of page