top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar
  • Jornal Estancia de Atibaia

Atibaia participa de evento da Organização Pan-Americana da Saúde sobre sarampo

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

JORNAL ATIBAIA

País busca interromper circulação do vírus e voltar a se ver livre do sarampo; vacina contra doença está disponível nas unidades de saúde.

Atibaia participou em novembro de uma visita técnica ao Estado de São Paulo realizada por autoridades do Ministério da Saúde e da Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) em seguimento às atividades de monitoramento para pleitear a recertificação de país livre do sarampo.

O evento contou com a participação dos municípios de São Paulo, São Vicente, Atibaia e Poá, que tiveram casos positivos em 2022. As cidades apresentaram dados de cobertura vacinal contra sarampo e suas atividades diante dos casos suspeitos e confirmados, além de relatarem seu plano de ação para combate da doença.

O Brasil havia eliminado o sarampo em 2016. Porém, a combinação de casos importados com a baixa cobertura vacinal levou a um surto da doença. Desde então, o Ministério da Saúde, os estados e os municípios brasileiros têm buscado, em parceria com a Opas, fortalecer e integrar ações de vigilância epidemiológica, laboratório, vacinação, atenção primária, comunicação e mobilização social e comunitária.

Como resultado desse esforço, houve redução da incidência de sarampo nos últimos três anos. Em 2019, foram notificados 20.901 casos em 23 das 27 unidades federativas do Brasil – neste mesmo ano, Atibaia confirmou 44 casos da doença. Em 2022, o número caiu para 44 casos nacionalmente, segundo dados de setembro, em quatro estados: Amapá (32 casos), São Paulo (8), Rio de Janeiro (2) e Pará (2).

O sarampo é uma doença grave e altamente contagiosa causada por um vírus. Pode ser prevenida por uma vacina segura e eficaz, cujas doses devem ser administradas conforme o calendário nacional de vacinação de cada país. A vacina tríplice viral, que protege contra sarampo, caxumba e rubéola, faz parte do Calendário Nacional de Vacinação do Brasil e está disponível de forma gratuita, ao longo de todo o ano, nas unidades de saúde de Atibaia.


Comments


Banners web-02.jpg
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS
bottom of page