WhatsApp Image 2020-11-16 at 16.39.47.jpeg
FB_IMG_1618047120887_edited.jpg
Publicado neste jornal em 27112021 as 0950hs (6).png
anunvioio (1)_edited.jpg
WhatsApp Image 2021-11-25 at 10_edited_e
WhatsApp Image 2021-12-08 at 16.58.29 (1).jpeg
Sem títuloclasificada.png
WhatsApp Image 2021-12-06 at 14.47.56.jpg

Atibaia sedia Desfile de Cavaleiros em dezembro


JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


Evento ressalta o respeito à cultura, religiosidade e tradição sertaneja

Dezembro é o mês de comemorações, troca de presentes, confraternizações e momentos em família. Mas também é o tempo de resgatar tradições, ressaltar a fé e respeitar a crença e cultura de todos. Diante disso, Atibaia resgatará, no dia 26 de dezembro, um grande evento: o Desfile de Cavaleiros. A concentração acontece no bairro Ressaca, a partir das 9h.

O Desfile de Cavaleiros não tem vínculo com o Ciclo Natalino e é organizado pela Associação de Amigos e Cavaleiros de Atibaia, com o apoio da Prefeitura – que cria regras rígidas de forma a evitar maus tratos aos animais. Os participantes se encontrarão na Al. Santa Filomena, na Ressaca, e percorrerão várias ruas do Centro como Jerônimo de Camargo, Ruas Agenor Pedroso de Souza, Zeferino Alves do Amaral, Monsenhor Kolly e Av. da Saudade, onde farão apresentações ao público. Após, passarão pela Rua Bartholomeu Peranovik, Avenida Nove de Julho e Horácio Neto, havendo a dispersão para retorno em seguida.

Para garantir que o evento transcorra de forma organizada e segura, preservando os munícipes e zelando pelo bem-estar animal, não será permitido o uso de esporas cortantes, animais desferrados ou sem sela e não será admitida qualquer forma de maus tratos aos animais ou desrespeito às normas do desfile e do evento.

O encontro tem como principal marca o resgate da cultura interiorana, interação e a descontração entre os participantes.

Tradição Os desfiles de cavaleiros que acontecem no Brasil são organizados para manter a tradição tropeira e religiosa do interior.

No início, os desfiles abrigavam participantes oriundos das romarias, mas, com o tempo, passaram a reunir os apaixonados por cavalos, passeios, cavalgadas e rodeios. Em muitos casos, além de montar em seus cavalos de passeio, usando arreios especiais, os participantes usam charretes e troles (charrete de quatro rodas).

O evento tem um toque especial com a intensa participação das comitivas, que participam da cavalgada com camisas personalizadas e indumentárias típicas. Os cavaleiros costumam usar vestimenta típica do sertanejo como calça, botas, cinto, fivela, chapéu e camisa.