top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar

Atibaia sedia evento do Coegemas sobre fortalecimento do Cadastro Único

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

prefeitura de atibaia
Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (PROCAD–SUAS)

No evento desta quinta-feira (16) houve apresentação do programa federal PROCAD e lançamento de guia prático para ações durante emergências


O município de Atibaia recebeu nesta quinta-feira (16), no Cine Itá Cultural, evento do Colegiado Estadual de Gestores Municipais de Assistência Social (Coegemas-SP) para apresentação e capacitação do Programa de Fortalecimento Emergencial do Atendimento do Cadastro Único no Sistema Único da Assistência Social (PROCAD–SUAS), instituído pelo governo federal em fevereiro. Na ocasião, também foi lançado um guia prático para gestores municipais sobre ações da Assistência Social durante emergências, incluindo desastres ambientais.


O PROCAD-SUAS tem como objetivo fortalecer a capacidade institucional dos municípios, estados e do Distrito Federal para o atendimento do Cadastro Único no SUAS e estimular a atualização e regularização dos registros com inconsistências, para que os programas sociais que utilizam o Cadastro Único possam atender a quem mais precisa.


O PROCAD-SUAS foi apresentado em Atibaia pela coordenadora Ana Gabriela Fillipi Sambiasi, da Secretaria de Avaliação e Gestão da Informação e Cadastro Único do Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome, com participações da coordenadora de Gestão Estratégica da Secretaria de Desenvolvimento Social de São Paulo, Victoria Santos, e da secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Atibaia, Magali Basile, que também é conselheira nacional de assistência social e presidente do Coegemas-SP, entre outras autoridades.


Nos últimos meses, Atibaia vem recebendo uma demanda crescente de munícipes para inclusão no Cadastro Único, porta de entrada para programas sociais. Responsável pela inclusão, atualização e recadastro na cidade, a Secretaria Municipal de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS) tem trabalhado de forma intensa para auxiliar famílias e indivíduos. Cada programa tem uma exigência diferente, mas o primeiro passo é ter sempre o cadastro atualizado.


Guia prático Outro destaque da reunião do Coegemas-SP em Atibaia foi o lançamento do guia prático para gestores municipais da Assistência Social a respeito do fortalecimento do papel da Política de Assistência Social no contexto de emergências, incluindo temas relacionados a desastres ambientais ou provocados pelo homem.


De acordo com o guia, os impactos decorrentes de desastres têm desafiado consideravelmente a operacionalização do Sistema Único de Assistência Social (SUAS), colocando prioridades técnicas e metodológicos para a garantia da proteção social, especialmente da população mais vulnerável, assim como a necessária implementação de estratégias de preparação do Sistema para o enfrentamento aos desastres com respostas viáveis e efetivas antes, durante e após o evento, reforçando a perspectiva do direito e da proteção social.

anuncioNOVOconc.png
anuncioNOVOconc.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS
bottom of page