Ato de amor e cuidado: mais de 500 animais recebem castração gratuita em Atibaia


JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


Novas inscrições serão abertas na próxima segunda-feira (30), no Alvinópolis, e castração acontece no dia 3 de setembro

A castração animal previne diversas doenças, além de ser a maneira mais ética e eficaz de controle da população animal. Em Atibaia, a cirurgia é oferecida gratuitamente e acontece de forma itinerante nos bairros, integrando o Programa Permanente de Castração promovido pelo Departamento de Defesa Animal. O Alvinópolis será o próximo bairro a promover o mutirão de castração, que acontecerá no dia 3 de setembro, com inscrições no dia 30 de agosto – ambas as ações na Praça da Amada (Av. Brig. José Vicente Faria Lima, nº 1570).

As inscrições acontecem entre 8h30 e 10h30, com a distribuição de senhas por ordem de chegada, sendo necessário apresentar RG, CPF e comprovante de endereço do bairro Alvinópolis, onde acontecerá a ação, ou de bairros próximos. Será agendado um horário para atendimento no dia de realização do mutirão e cada tutor pode inscrever até dois animais, que devem ter mais de seis meses de idade – o mínimo recomendável para o procedimento.


Os últimos mutirões de castração aconteceram nos bairros Tanque e Centro, somando um total de 321 castrações animais. No Tanque, 155 animais foram castrados, sendo 94 cães fêmeas e 11 machos; e 47 felinos fêmeas e 3 machos. Já no Centro, outros 166 animais receberam a cirurgia de castração, sendo 89 cães fêmeas e 1 macho; e 75 felinos fêmeas e 1 macho. No primeiro semestre deste ano, em virtude das medidas restritivas de combate ao Coronavírus, os mutirões nos bairros permaneceram suspensos. Com a retomada no mês de julho, 180 animais receberam a castração, totalizando mais de 500 animais castrados neste ano.


Nos mutirões, a cirurgia de castração é realizada gratuitamente por uma equipe conveniada de veterinários, e em espaços especialmente adaptados. Um microchip de identificação e registro é implantado no animal, que recebe todos os cuidados necessários desde a fila de atendimento na chegada ao mutirão até a liberação para o tutor após a recuperação da cirurgia. Ao final, os responsáveis recebem instruções e recomendações sobre o pós-operatório, com orientações quanto à alimentação, medicação e cuidados necessários.


Além de ser um ato de amor e cuidado, a castração traz diversos benefícios aos animais. No caso das fêmeas, o procedimento reduz o risco de câncer de mama e diminui a vulnerabilidade a infecções uterinas graves. Já em machos, a cirurgia reduz em grande escala os problemas de próstata, além de evitar o câncer de testículo – que pode ser fatal – e fazer com que cães e gatos sintam menos necessidade de marcar seu território com urina.


“Doe amor, doe ração”

O Mutirão de Castração agora também é uma oportunidade de ajudar cães e gatos resgatados pelas ONGs e protetores de animais que atuam no município. A ação solidária “Doe amor, doe ração” vai arrecadar doações de ração, que poderão ser entregues no dia da inscrição ou da realização da cirurgia. De acordo com o Departamento de Defesa Animal, a contribuição não é obrigatória, mas voluntária, e não há quantidade mínima. As doações também podem ser entregues na sede do Departamento de Defesa Animal, localizada na Rua João Lozasso, nº 455, Morumbi.