top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar

Batatuba (SP) ganha evidência durante visita oficial do Cônsul da República Tcheca

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

Batatuba, visita oficial do Cônsul da República Tcheca
Batatuba, visita oficial do Cônsul da República Tcheca

Diplomata visitou a câmara de vereadores, encontrou-se com o vice-prefeito e fez parcerias empresariais. O resgate do patrimônio cultural de Batatuba foi destaque nas agendas e Festival Gastronômico da Truta será lançado no Consulado Geral em São Paulo.


Piracaia (SP), junho de 2023 - Piracaia recebeu oficialmente o diplomata Milos Sklenka, cônsul geral da República Tcheca em São Paulo, no dia 15 de junho para cumprir uma agenda e destacar a memória de Batatuba e trazer investimentos tchecos para as áreas sociais e empresariais do município. A manhã foi aberta com uma solenidade no auditório da Câmara Municipal que evidenciou a exposição permanente Memórias de Batatuba.


"Tivemos um dia muito produtivo. Retornar à câmara após a audiência pública que foi marco do ápice obscurantista sobre o tema, já com tombamento pelo CONDEPHAAT foi um passo em direção ao futuro. Estaremos sempre vigilantes e incansáveis por cobrar o cumprimento do papel do poder público em suas atribuições", pondera Dr. Rodrigo Tamassia,defensor da causa do patrimônio de Batatuba.


"Sem história não sabemos do nosso passado e não conseguimos planejar o futuro. Temos que fazer de Batatuba uma referência histórica da República Tcheca, especialmente pela importância do compatriota Jan Antonin Bata, que é uma referência mundial para o segmento dos calçados.


A presença do cônsul geral na cidade é fundamental para abrir um novo diálogo", citou a advogada Célia Marcondes, referência nacional em projetos de tombamento, como o antigo Hospital Matarazzo em São Paulo.

Batatuba, visita oficial do Cônsul da República Tcheca
Batatuba, visita oficial do Cônsul da República Tcheca

O evento contou com as presenças de diversos convidados do trade turístico e cultural municipal. Destaque para dos vereadores Damarison Brito e Thiago Bueno, Vanessa Reanho, diretora de turismo de Piracaia, José Fernando Oliveira, presidente da Câmara de Vereadores de Bom Jesus dos Perdões, Cristiano Oliveira, Presidente Frente Parlamentar do Estado de São Paulo, Anésio Campos, Presidente das Confederações das Frentes Parlamentares Brasil, Célia Marcondes, advogada especialista em patrimônio e tombamento, Rodrigo Tamassia, advogado, Dirceu Cardoso, presidente do Núcleo de Memória de Batatuba, além dos membros Lilian Pires Staningher, Maurício Pires (Marmita), Vera Camargo, Patricia Goyos e Janaina Carvalho.

Batatuba, visita oficial do Cônsul da República Tcheca
Batatuba, visita oficial do Cônsul da República Tcheca

Após o ato no legislativo, o diplomata foi recepcionado no Paço Municipal pelo vice-prefeito, Rogério Nascimento. Durante a recepção, o cônsul agradeceu o esforço que alguns munícipes têm para com seu compatriota e abriu o consulado para estabelecer conexões que possam ampliar o processo de investimentos em Batatuba, mesmo que com os temas jurídicos pendentes.


"Estou muito feliz em visitar Batatuba. Conectar Batatuba e Piracaia com iniciativas e projetos tchecos é a missão do consulado geral. Assim, damos continuidade à memória de Jan Antonin Bata para a região, o Brasil e o mundo, especialmente quanto à industrialização em sua época", afirmou Milos Sklenka.


O vice-prefeito foi positivo em sua fala. "Conheço muito bem Batatuba. Fui diretor lá. Sei que o processo de tombamento municipal existe, não passou na Câmara, mas a prefeitura continua buscando uma solução. O prefeito Silvino está ciente e vamos atuar para encontrar um cenário que consiga agregar todas as partes envolvidas" citou o prof Rogério.


Oportunidades Comerciais e Empresariais

Na agenda econômica, Milos visitou a cervejaria Rolfsen Bier e foi recepcionado pelos sócios Fábio e Alexsandra Rolfsen. Conheceu o processo fabril artesanal e degustou alguns rótulos produzidos ali. Fábio foi presenteado com uma cerveja tcheca produzida no Brasil e abriu a empresa para receber investimentos e projetos de empresários tchecos interessados no envase de rótulos com insumos do país europeu.


A comitiva almoçou no Porta ao Lado Café, que tem consolidado um ritmo novo na gastronomia local e buscado formar uma equipe experiente. No segundo semestre pretende organizar, com o apoio do Consulado Geral, um dia inspirado em pratos tchecos. "Estou muito contente pela visita e feliz em que o município e parceiros se juntaram para levantar o nome do imigrante Bata", afirma Kátia.


Na sequência, conheceram a sede da Piracaia Bebidas e conversaram com o proprietário Amilton Lima aproveitando a oportunidade para uma visita técnica por todo o complexo, entendendo oportunidades de conexão. Além de refrigerantes, a Piracaia tem uma grande produção terceirizada onde ali é feito o envase, sendo uma oportunidade para empresas tchecas que podem estabelecer parcerias.


Festival Gastronômico da Truta 2023 em São Paulo


Um tema sugerido à diretora de turismo da Prefeitura e levantado pelo jornalista Marcos Oliveira foi a realização de um lançamento especial para a imprensa do tradicional Festival Gastronômico da Truta no Consulado da República Tcheca, no bairro do Morumbi.


"Esta é uma excelente oportunidade, pois contar com o apoio do consulado abrindo suas portas para participantes do festival - chefs e convidados de Piracaia - será fundamental para ampliar a difusão pré-evento, ainda mais com a imprensa de gastronomia da capital paulista.


Uma nova forma de trabalho conjunto da missão diplomática com a cidade de Piracaia e vice-versa", pontua Vanessa. A diretora de turismo também colocou-se à disposição para receber uma agenda cultural, grupos folclóricos entre outras possibilidades na agenda do município.

Exposição Memórias de Batatuba


A mostra permanente de painéis Memórias de Batatuba reúne registros, fotos, imagens de textos, estudos e documentos que destacam o legado do empreendedor Jan Antonin Bata e dos trabalhadores de Batatuba.

Batatuba, visita oficial do Cônsul da República Tcheca
Exposição Memórias de Batatuba

O trabalho de curadoria é da arquiteta e pesquisadora Lilian Pires Staningher, voluntária do Centro de Memória Jindrich Trachta - Núcleo Jan Antonin Bata. Os painéis podem ser solicitados para exposições temporárias.


A próxima exibição do material será no segundo semestre no Museu da Imigração, em São Paulo, durante o evento "Redescobrindo a República Tcheca", organizado pela agência Redescobrindo Ideias. "A questão cultural é altamente relevante e não podemos esquecer da visão empreendedora de Bata e o quão ela é importante para desenvolver outros nichos com instituições, empresas e o governo tcheco", finaliza Dirceu Cardoso, do Núcleo de Memória.



anuncioNOVOconc.png
anuncioNOVOconc.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS
bottom of page