Bragança Paulista conta com programa voltado ao combate de rodeios clandestinos


JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


Desde 2019, Bragança Paulista tem um programa voltado ao combate de rodeios clandestinos, monitoramento das provas e acompanhamento da sanidade dos animais em rodeios regulares. Essa ação é desenvolvida por servidores municipais da Secretaria de Meio Ambiente.

Por ser uma cidade do interior e com ampla área rural, são observados em Bragança Paulista, práticas de diversões clandestinas, com a utilização de animais de grande porte, como rodeios, vaquejadas e rinhas irregulares, havendo com isto a necessidade de continuidade das ações de monitoramento por parte dos órgãos ambientais.

Em 2021, novas práticas vêm sendo investigadas e fiscalizadas pela Prefeitura Municipal, dentre elas as supostas corridas de American Trotter, sem autorização.

Os resultados das ações são positivos. Desde a implantação do programa foram realizadas 21 abordagens e por meio delas a constatação de 11 equinos com lesões no focinho, devido às rédeas utilizadas para a prática desportiva em todos os animais; 6 identificados com marcas na parte inferior dianteira da barriga, resultantes do uso de esporas estreladas (pontiagudas). Todos os responsáveis foram autuados.

Como são ações constantes, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente continua atenta a qualquer ação que envolva animais de grande porte e conta com a colaboração da população para que denuncie a ocorrência de maus tratos e, principalmente, a realização de rodeios e provas clandestinas, uma vez que ocorrem em locais ermos e de difícil acesso.

Para denúncias, o cidadão pode utilizar o aplicativo e-Ouve, ou pelo site eouve.com.br, ou ainda entrar em contato com a Secretaria de Meio Ambiente pelo telefone (11) 4034-6780 ou pelo e-mail dibem@braganca.sp.gov.br.