Câmara aprova Moção de Congratulações ao Sr. Walter Peceniski


Walter Peceniski, por seu empenho e dedicação no projeto “Goodangels”
Walter Peceniski

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


Iniciativa do vereador Zé Machado é uma homenagem ao fundador do “Goodangels”, site especializado no reencontro de pessoas


A Câmara aprovou na sessão desta terça-feira (15 de fevereiro) uma Moção de Congratulações, de autoria do vereador José Carlos Machado, ao sr. Walter Peceniski, por seu empenho e dedicação no projeto “Goodangels”, idealizado por ele mesmo e que há 18 anos tem como objetivo o reencontro de uma pessoa querida, perdida por qualquer circunstância.


A vontade de ajudar gratuitamente outras pessoas a encontrar seus entes queridos nasceu depois do sr. Walter reencontrar-se com sua filha (de seu primeiro casamento) após 18 anos de separação. Em meados de 1983, através de um movimento juvenil, foi conhecer a rotina de um kibutz (agrupamentos israelenses coletivistas), na região norte de Israel, e lá se casou com uma oficial do exército. Vieram para o Brasil, mas sua esposa não se adaptou e resolveram retornar para Israel.


O relacionamento sofreu desgastes e, no quarto mês de vida de sua filha Liat, em 1985, Walter retornou ao Brasil, perdendo o contato com a mãe de sua filha. Foram inúmeras cartas sem respostas e, após longo período de insistência, com o auxílio de uma rádio local, conseguiu localizar a filha e conversaram por telefone. Em agosto de 2.003 o sonho realizou-se por completo: Liat, já com 18 anos, veio ao Brasil para conhecer seu pai.


Este reencontro, segundo Walter, teve ampla cobertura jornalística e em uma de suas entrevistas afirmou que nunca mais deixaria ninguém sentir essa mesma dor que se estendeu por 18 anos. Era o nascimento do Goodangels.


No início, além da imprensa escrita, vários programas de rádio e de TV divulgaram sua iniciativa e hoje seu site [goodangels.org] recebe, em média, 300 mil visitas por mês, inclusive de internautas de outros países. Até hoje o projeto já realizou 18 mil reencontros (alguns até após 40 anos de separação) e há mais de 2 milhões e meio de casos registrados.

Walter Peceniski atualmente tem 57 anos, está casado com Gislaine Raga Teixeira e, além de Liat, é também pai de 4 filhos: Anne, Bruno, Gabriel e Murilo.


“Esta moção é mais do que merecida. O sr. Walter é um grande exemplo de ser humano e o Goodangels, sem dúvida, é uma das maiores iniciativas já realizadas no Brasil. Obrigado aos demais vereadores pela aprovação desta singela homenagem”, afirmou Zé Machado.


Noticias de Atibaia
WhatsApp Image 2021-12-06 at 14.47.56.jpg
WhatsApp Image 2020-11-16 at 16.39.47.jpeg