top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar

Câmara aprova projeto de lei que cria o Programa Pequenos Atletas no município

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

vereador Sidnei Luciano Gonçalves (Sidnei Guerreiro)
vereador Sidnei Luciano Gonçalves (Sidnei Guerreiro)

Vereador Sidnei Guerreiro foi o autor da iniciativa


A Câmara aprovou na sessão desta semana (27 de junho) o projeto de lei, de autoria do vereador Sidnei Luciano Gonçalves (Sidnei Guerreiro), que institui o Programa Pequenos Atletas em Atibaia.

A iniciativa consiste em promoção de ações e parcerias que poderão ser realizadas entre a Administração Municipal, clubes esportivos e outras instituições privadas ou do terceiro setor com o objetivo de possibilitar aos alunos de escolas municipais a demonstrar suas habilidades para eventuais patrocínio e competições.


“Práticas esportivas, além do bem para o corpo, levam a pessoa à socialização e ao olhar coletivo para pequenas e grandes conquistas. O esporte é tema salutar a ser explorado de maneira interdisciplinar, pois além das evidências na condição de saúde, também pode estar nas demais disciplinas trabalhadas na escola, como a biologia, abordando a boa alimentação, a postura e o reconhecimento corporal”, afirmou Sidnei.


De acordo com o projeto, os equipamentos públicos poderão ser utilizados, visando garantir espaço para a realização de treinamentos, jogos e competições. As despesas decorrentes da execução dessa lei correrão por conta de dotações orçamentárias próprias, suplementadas se necessário.


Programa de cuidado a pessoas com doença de Alzheimer e outras demências é aprovado pela Câmara

vereador Sidnei Luciano Gonçalves (Sidnei Guerreiro)
vereador Sidnei Luciano Gonçalves (Sidnei Guerreiro)

Iniciativa é do vereador Sidnei Guerreiro

Na sessão desta terça-feira, 27 de junho, a Câmara aprovou o projeto de lei que dispõe sobre a instituição da Política Municipal de Cuidado Integral às Pessoas com a Doença de Alzheimer e Outras Demências em Atibaia. O vereador Sidnei Luciano Gonçalves (Sidnei Guerreiro) é o autor da propositura.


A iniciativa, voltada à construção e ao monitoramento participativo no enfrentamento dessas enfermidades, deverá observar as seguintes diretrizes: apoio e capacitação da atenção primária à saúde; visão permanente de integralidade e interdisciplinaridade, com foco nos cuidadores familiares; articulação de serviços e programas já existentes no SUS e no Sistema Único de Assistência Social; observância de orientações de entidades internacionais e, especificamente, do Plano de Ação Global de Saúde Pública da Organização Mundial da Saúde em Resposta à Demência; prevenção de novos casos de demência por meio do estímulo de hábitos de vida relacionados à promoção de saúde e à prevenção de comorbidades; uso de tecnologia em todos os níveis de ação; e prevenção e suporte para o estresse do cuidador de pessoas com demências.


Demências são doenças que ocasionam perda de funções cognitivas (como a memória, a atenção e a orientação) associadas ao comprometimento da funcionalidade da pessoa acometida, com prejuízo na vida laboral, social e a capacidade de autocuidado. Entre os tipos de demência, temos a doença de Alzheimer como a responsável pela maior parte dos casos (60 a 70%), seguida pela demência vascular mista e demência por Corpos de Lewy.


Elas demandam uma carga intensa e prolongada de cuidados, envolvendo praticamente toda a família e causando adoecimento dos cuidadores diretos. Cerca de 60% destes entram em forte estresse, enquanto 42% possuem ansiedade e 40% depressão.


“Trata-se do conjunto de doenças que apresenta maior gasto total, com hospitalizações frequentes, uso de medicamentos de alto custo e piora nas doenças concomitantes. Portanto, o investimento em seu enfrentamento está relacionado diretamente às boas práticas de gestão pública”, declarou Sidnei.


A Secretaria Municipal de Saúde poderá desenvolver campanhas de orientação e conscientização em clínicas, hospitais públicos e privados e postos de saúde estaduais, com informações sobre as doenças. Já a organização dos serviços, dos fluxos, das rotinas e da formação dos profissionais de saúde será aquela preconizada pelos gestores do Sistema Único de Saúde (SUS).


Em sessão, Sidnei Guerreiro comenta campeonato Thai Fight ocorrido em Mairiporã no último final de semana


Minha gratidão aos alunos que participam desse importante projeto social”, declarou


Na sessão desta terça-feira, 27 de junho, o vereador Sidnei Luciano Gonçalves (Sidnei Guerreiro) ocupou o espaço de Explicação Pessoal para congratular a atuação da equipe atibaiense no campeonato de muay thai “Thai Fight”, através do projeto social desenvolvido pela Associação Desportiva Atibaiense (ADA), da qual faz parte. A cerimônia foi realizada em Mairiporã no último domingo (25).


Sidnei participou como representante de Atibaia em conjunto com a ADA e destacou a participação do lutador Hélcio, campeão por nocaute do torneio. “Eu quero parabenizar a ADA e o mestre Magno pelo incentivo da prática esportiva – não só do muay thai, mas também de outras modalidades –, formando pessoas vencedoras tanto no esporte como na vida. Minha gratidão aos alunos que participam desse importante projeto”, atestou o vereador.


anuncioNOVOconc.png
anuncioNOVOconc.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS
bottom of page