top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar

Câmara aprova projeto que institui o nome de Maria Kazuko Higashioka à escola do bairro do Tanque

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

Vereador Zé Machado
Vereador Zé Machado

Vereador Zé Machado foi o autor da proposta

Os vereadores aprovaram na sessão da Câmara desta terça-feira, 4 de julho, o projeto de lei que institui o nome de Escola Municipal de Ensino Fundamental Maria Kazuko Higashioka à escola localizada no bairro do Tanque. A proposta é de autoria do vereador José Carlos Machado.


Segundo ele, a presente proposição é justificada pelo fato de ter sido declarada inconstitucional pelo Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo a Lei Municipal nº 3.365/2003, que autorizava a denominação de “Escola Municipal de Ensino Fundamental Prefeito Gilberto Sant'anna” à escola do bairro do Tanque. “Portanto, o presente projeto não se trata de alteração de nome, mas de conferir novo nome ao bem público, tendo em vista o resultado da ação judicial”, informou.


No documento, o vereador conta que Maria Kazuko Higashioka, também conhecida como Dona Maria Japonesa, nasceu em Itaguaí, Rio de Janeiro, em 19 de agosto de 1938. Casou-se com Kikuo Higashioka e tiveram três filhos: Júlia, Milton Massao e Edson Yoshio. “Em 1961, Maria e sua família mudaram-se para o bairro do Tanque, em Atibaia, onde começaram a trabalhar na criação de aves para a Cooperativa Agrícola de Cotia e, em 1978, iniciaram um novo desafio: a plantação de rosas”, relatou.


Zé Machado ressalta que Maria trabalhou no campo, mas sempre acompanhou a vida escolar de seus filhos e participou ativamente das APMs e Conselhos de Escola, contribuindo com benfeitorias em todas as escolas do bairro. “Com seu jeito simples e determinado de ser, Maria estava sempre disposta a ajudar a comunidade.


Ela participou do processo de definição do local para a construção da EM Prefeito Gilberto Sant'Anna e empenhou-se em localizar um terreno adequado para a escola; marcou a história da Creche Comunitária Beija-flor, estando presente em diversos momentos, nos felizes e nos mais difíceis. Ela colaborou de várias formas para que o atendimento às crianças não fosse suspenso, mesmo após a escola ter sofrido furtos. Maria também colaborou com a UBS do bairro do Tanque e participou da organização do grupo da 3ª idade.


Foi homenageada na Câmara dos Vereadores no Dia Internacional das Mulheres e no desfile cívico em comemoração ao aniversário da cidade, reconhecimento aos seus feitos na comunidade do bairro do Tanque”, destacou o vereador.


anuncioNOVOconc.png
anuncioNOVOconc.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS
bottom of page