Câmara realizou sessão solene em homenagem aos profissionais da saúde
- Jornal Estancia de Atibaia
- 26 de mai. de 2023
- 2 min de leitura
JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

Em Atibaia, a comemoração do Dia do Trabalhador da Saúde foi criada pela lei nº 3.730, de 2009
A Câmara realizou, em 19 de maio, a sessão solene que homenageia anualmente os profissionais de saúde. O plenário recebeu autoridades, convidados, homenageados e familiares, que celebraram o reconhecimento público desse segmento, em sua dedicação à população, especialmente durante a pandemia.
Em Atibaia, a comemoração do Dia do Trabalhador da Saúde foi criada pela lei nº 3.730, de 2009, de autoria dos vereadores Profª Gina, Dr. Ubiratan Fernandes de Oliveira e Dr. José Paulo Teixeira. O evento é realizado sempre em parceria com o Sinsaúde, o sindicato dos profissionais da saúde. A sessão foi registrada em vídeo e fotografia.
Os trabalhos foram dirigidos pelo presidente Ademilson Militão, com a presença dos vereadores Sidnei Guerreiro e Ana Beathalter. A Prefeitura foi representada pela secretária de Saúde Grazielle Bertolini. E o Sinsaúde contou com a presença dos diretores Vicentina da Silva Melo André, Paulo Gonçalves (Jurídico) e Regina Camargo Bueno.
A Santa Casa esteve presente com Jean Paulo Ortiz, coordenador da enfermagem, e os hospitais particulares pela gerente operacional Virgínia Frantz, da Rede D’Or São Luiz, unidade Atibaia, e pela supervisora Carla Greice da Costa Almeida Pinto, do Albert Sabin Hospital e Maternidade Atibaia.
HOMENAGEADOS
Os homenageados da Santa Casa foram Waldelaine Vasconcelos, Cristiane de Souza Aguiar e Fabiana Eulália Lira, todas da enfermagem; pela Rede D’Or, Adriano Rodrigo Silva, Isabel Coutinho Rosa e Cristiane Gomes Pereira; pelo Sabin, Patrícia Oliveira da Costa, Vera Maria Cardoso e Maria José de Oliveira Silva; e pela Secretaria da Saúde, Mauro Rogério Fuzetto, Junko Nishijima Ykeda e Emerson Cruz.
Plenário da Câmara recebe neste sábado evento sobre Saúde Mental Materna
JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA
O foco é disseminar informações sobre temas como doulagem (parto natural) e alimentação do corpo e da alma
A Câmara vai receber o evento 1ª Mobilização Atibaiense pela Saúde Mental Materna. Sob a coordenação da vereadora Ana Borghi, será realizado neste sábado, 27 de maio, das 8h às 12h. O foco é disseminar informações sobre práticas de doulagem (parto natural), alimentação do corpo e da alma, os vínculos da amamentação e outros temas previstos na programação.
A pesquisa Nascer no Brasil, citada em https://vilamaterna.com/saude-mental-materna/, analisou mais de 26 mil mulheres, com os resultados: 26% das mães apresentam sintomas prováveis de depressão; 15% a 20% apresentam depressão (diagnosticada); 16% sofrem com ansiedade; 4% apresentam transtorno de estresse pós-traumático; e menos 1% chega a desenvolver psicose pós-parto.
O cenário já era preocupante e tornou-se ainda mais difícil com a pandemia de covid, que agravou fatores sociais, econômicos e culturais que perpassam a relação entre saúde mental e maternidade.
Comments