JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA
Sessões acontecem nos próximos dias 14 e 15 de abril e fazem parte do Projeto “ Cuidança” que realiza ações culturais em prol da preservação do Casarão
Nos próximos dias 14 e 15 de abril, o Casarão abre suas portas para exibições gratuitas de cinema, o Cine Casarão, para promover a fruição do cinema nacional e o acesso a filmes independentes, além de proporcionar ao público a vivência do espaço histórico do sobrado.
As sessões de cinema fazem parte do Projeto “Cuidança” que promove ações para a manutenção e funcionamento do sobrado, visando o cuidado, garantindo a manutenção deste ponto de cultura, espaço cultural independente e patrimônio histórico e arquitetônico de Atibaia. O projeto foi comtemplado pelo Edital ProAc Expresso Direto nº40/2021. As ações são organizadas e colocadas em prática pela AsPas (Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz), responsável pela gestão do Casarão Julia Ferraz.
Cine Casarão
Serão realizadas sessões nos dias 14 e 15 de abril.
Na sexta-feira, 14 de abril, às 19h30 acontece a primeira exibição. Os expectadores apreciarão seis curta-metragens de cinema independente de Atibaia dos diretores André Carneiro, César Mêmolo Júnior e Henrique Carneiro. Os curtas “Estudo para um Enredo Dramático”, “Estudo de Continuidade e Movimento”, “Último encontro”, “ Solidão”, “ A Olaria” e “ Fuga” não são recomendados para menores de 16 anos.
Os filmes são da década de 50 e 70 e mostram como a cidade era na época, destacando suas características com imagens da Praça da Matriz, Avenida da Saudade, Mirante da Treze de Maio e Olaria Lynce. O elenco conta com a participação de figuras antigas da sociedade atibaiense, entre eles: Maria Francisca, Geraldo Lanna, Odete Carneiro, Célia Maria, Francisca Simões Petrucci, César Mêmolo Júnior, Juvenal Alvim Neto e Mario Tavares.
Após a exibição, ainda na sexta-feira, haverá uma roda de conversa com o artista plástico Márcio Zago, idealizador e curador da Semana André Carneiro, que anualmente homenageia e difunde o legado do artista atibaiense.
Já no sábado, 15 de abril, também às 19h30, com classificação livre, acontece a exibição do documentário “Sem Pena”, de Eugênio Puppo, sobre a realidade do sistema de justiça criminal. O documentário é uma co-produção da Heco Produções e do Instituto de Defesa do Direito de Defesa (IDDD). O filme foi selecionado para abrir o 47º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro e ganhou o prêmio de melhor filme eleito pelo júri popular no Festival de Cinema de Brasília 2014.
Serviço – Cine Casarão
14 e 15 de abril de 2023 às 19h30
Casarão Julia Ferraz - Rua José Lucas, 11, Centro, Atibaia
Sobre o Casarão Julia Ferraz
Ponto de cultura e espaço cultural independente desde 1975, o Casarão Julia Ferraz promove apresentações de música, dança e teatro, exposições de artes visuais, fotografia, artesanato, palestras e visitas monitoradas. Também desenvolve projetos de educação patrimonial, contribui com estudos, pesquisas e trabalhos sobre a preservação do patrimônio cultural, e promove palestras e visitas monitoradas para a comunidade e estudantes da educação básica e superior. Teve seu trabalho certificado como Ponto de Cultura Federal, premiado como Ponto de Cultura Estadual e contemplado com o prêmio de Reconhecimento da Contribuição à Cultura do município de Atibaia, SP. O Casarão Julia Ferraz, também chamado Solar do Coronel Manoel Jorge Ferraz, é patrimônio histórico e arquitetônico localizado em Atibaia, SP. Foi construído por volta de 1776 e foi moradia de gerações de políticos do Partido Liberal no século XIX. Foi reconhecido como patrimônio histórico e arquitetônico do Estado de São Paulo com tombamento pelo CONDEPHAAT em 1975.
Sobre a AsPAS
A AsPAS, (Associação dos Proprietários e Amigos do Solar Coronel Manoel Jorge Ferraz), responsável pela gestão do Casarão Julia Ferraz, desenvolve um trabalho educativo de conscientização sobre a importância do patrimônio histórico e promove ações culturais de formação e difusão artística. Também zela pela preservação das características arquitetônicas do Casarão Julia Ferraz, realizando sua manutenção e conservação.
Foto: Maíra Ferraz
Comments