WhatsApp Image 2020-11-16 at 16.39.47.jpeg
AdvogadosEDITAIS.png
Publicado neste jornal em 27112021 as 0950hs (6).png
anunvioio (1).png
WhatsApp Image 2021-11-25 at 10.15.02.jpeg
Sem títuloclasificada.png

Daniel Dias prestigia corrida gratuita em Atibaia no domingo (17)


JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


O medalhista paralímpico é o atual secretário de esportes da cidade


No último domingo (17), 1.500 corredores participaram da etapa Atibaia do Circuito Atalanta, que contou com corridas gratuitas de 5 e 10 km disputadas no entorno do Ginásio de Esportes Elefantão e com presença ilustre de Daniel Dias, medalhista paralímpico e atual secretário de esportes da cidade. A gratuidade nas inscrições se deve à Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (LPIE), instrumento que permite a empresas destinarem parte dos impostos devidos a patrocínios a eventos esportivos.


Pontualmente às 7h, com clima encoberto e temperatura na marca dos 20ºC, foi iniciado o protocolo de largada com ondas de 250 atletas saindo a cada 30 minutos, distanciamento de dois metros entre cada corredor e todos usando máscaras. O Circuito Atalanta foi um dos responsáveis pela retomada dos eventos esportivos na região após o início da pandemia.


Os dois percursos foram disputados em terrenos totalmente planos e asfaltados. Na prova menor, a vitória entre os homens ficou com Egnaldo Monteiro da Silva (17min13), seguido por Willer Almeida (17min23) e Felipe Vilhena (17min42), enquanto entre as mulheres a campeã foi Francisca Silva (21min50), seguida por Silvana Lourenço (21min54) e Isabel Davanço (22min27).


Nos 10 quilômetros, o primeiro lugar entre os homens ficou com David Daniel Bueno (35min03), seguido por Antônio Avelino Filho (35min47) e Robson Pereira (35min50). Já entre as mulheres, Vanessa Aparecida Rosa subiu no lugar mais alto do pódio ao marcar 43min55, seguida por Sônia Aparecida Oliveira (46min06) e Tatiane Roncoletta (46min07).


“Estamos muito felizes em receber esse evento na cidade, para que várias pessoas pratiquem atividade física”, comenta o ex-nadador Daniel Dias, que assumiu a secretaria de esportes e lazer da cidade no dia primeiro de outubro. “Eu sei o quanto o esporte é benéfico para todos, inclusive para pessoas com deficiência. O sedentarismo está muito alto e o esporte transforma e salva vidas”, completa Daniel, que se despediu das piscinas nos Jogos de Tokyo 2020 como o maior medalhista paralímpico brasileiro da história.


Dono de 14 medalhas de ouro, sete de prata e seis de bronze em paralimpíadas, Daniel fala sobre a importância de um evento gratuito para a população. “Espero que a gente possa, através da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte, fazer a diferença em eventos como esse. Vamos nos mover e ser ativos, para cada dia mais sermos pessoas saudáveis, cidades saudáveis e um Brasil mais saudável”, completa.


O Circuito Atalanta trouxe para Atibaia pessoas de diferentes lugares do Brasil, como David Daniel, que veio da cidade mineira de Bueno Brandão. “Essa prova foi muito bem-organizada, com largada em ondas, todo mundo usando máscara, então estão todos de parabéns, afinal a pandemia ainda não acabou”, comenta David, que participou dos 10 km. “Comecei a seguir um amigo meu, que é corredor de elite, fomos juntos até o quilômetro seis e depois vim com tudo até vencer a primeira bateria”, completa o mineiro que corre há dois anos.


Vanessa Aparecida de Rosa veio da cidade vizinha Bom Jesus dos Perdões, para correr os 10 km e avalia o evento. “Foi muito legal ver as pessoas torcendo no percurso, tinha bastante água e tudo estava muito bem-organizado”, comenta a paulista que corre há quase quatro anos. “Eu comecei bem devagar e aos poucos fui pegando gosto pela corrida”, completa.

Já o experiente Marcio Rodrigues de Oliveira veio de Piracaia (SP) para participar dos 5 km e fala sobre a importância de uma corrida gratuita. “Muita gente não tem condição de pagar por uma inscrição, então uma prova como essa é ideal para quem está começando no esporte”, ressalta o atleta que corre há 15 anos. “Comecei a correr com 32 anos, na época eu fumava, bebia e hoje quando não corro sinto que falta alguma coisa”, completa.


A melhora na situação da pandemia e o retorno das corridas animou Lidiane Cordeiro a fazer sua primeira prova após quase dois anos. “Fiquei esse tempo todo sem correr e nem dormi direito de tanta ansiedade antes de vir para Atibaia”, comenta a paulistana que já fez maratonas e meias maratonas. “Ano passado não dava para correr, porque era tudo muito incerto e preferi ficar em casa. Até porque, meu pai também corre e se eu fosse para a rua incentivaria ele a ir também”, ressalta Lidiane que aprovou o Circuito Atalanta. “Adorei o percurso e organização, principalmente com os protocolos para a largada. Essas corridas gratuitas são um ótimo incentivo para quem está começando”.


O prefeito de Atibaia, Emil Ono, também esteve presente e fala sobre a importância do Circuito Atalanta para o município. "Gostaria de deixar o meu agradecimento ao Clube NG de Araras pela realização desta grande prova aqui na nossa cidade", comenta o dirigente. "Para nós, é muito gratificante poder retomar as atividades esportivas após quase um ano e nove meses de pandemia. Cuidar da saúde para não ter que cuidar da doença, esse é o nosso lema", completa o prefeito.


A etapa Atibaia do Circuito Atalanta tem apoio da Prefeitura de Atibaia, realização do Clube NG de Araras e da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte (LPIE). A próxima etapa acontece no dia 28 de novembro em Santana de Paranaíba e as inscrições estarão disponíveis em breve no site tkx.com.br.