JORNAL ESTÂNCIA de ATIBAIA

O equipamento é conhecido como “vending machine” (dispensador automático) está em fase de testes em São José dos Campos
O vereador Derek Bonjardim (PL), ocupou a tribuna da Câmara, durante o espaço de Explicação Pessoal na sessão de 11 de março, para comentar a poluição dos lagos na área urbana de Atibaia. Ele solicitou o apoio da Secretaria de Meio Ambiente e da Secretaria de Saúde (Vigilância Sanitária) para aprofundar os estudos e definir providências.
“Estamos acompanhando de perto essa situação, averiguando o que está acontecendo. Há a suspeita de envenenamento nos casos relatados recentemente. Uma nova reunião foi programada para esta semana com o corpo técnico do município com o objetivo de avançar na definição de soluções”, relatou o vereador.
O despejo inadequado do esgoto doméstico e o descarte incorreto de lixo em rios e lagos têm contribuído com a contaminação do meio ambiente, atingindo principalmente a água e o solo.
Dispensador automático
Na sequência, o vereador Derek Bonjardim comentou projeto que conta com apoio de empresários locais. É a aquisição do equipamento conhecido como “vending machine” (dispensador automático), em fase de testes em São José dos Campos, que facilitaria o acesso de usuários do SUS a medicamentos durante os finais de semana.
“No caso de uma pneumonia, sem a medicação adequada, a doença pode se agravar, levando até mesmo ao óbito. Por isso, essa ideia é algo revolucionário, porque a máquina funcionaria quando a UPA e a Santa Casa não puder fornecer os medicamentos. As receitas seriam geradas com QR Code, com posologia e validade de apenas um frasco. Conseguimos que a empresa traga uma máquina para testes pela Secretaria de Saúde, durante três meses. Nesse sentido, faço votos de que essa iniciativa dê certo em Atibaia e me coloco à disposição para mais esclarecimentos”, concluiu.
O vereador também apresentou projeto para respaldar a doação de alimentos em boas condições de conservação
O vereador Derek Bonjardim ocupou a tribuna da Câmara, durante o Tema Livre da sessão de 11 de março, para divulgar projeto de lei de sua autoria que propõe a doação de excedentes de alimentos pelos estabelecimentos dedicados à produção e fornecimento de refeições. O objetivo é incentivar a participação de empresas, hospitais, supermercados, cooperativas, restaurantes e lanchonetes. Os alimentos devem estar em boas condições de conservação.
“Recentemente, em conversa com empresário do ramo hoteleiro, identifiquei a necessidade de respaldo jurídico para esse tipo de doação. Já existe legislação da Vigilância Sanitária disciplinando a doação e a cidade de São Paulo já editou medida semelhante, que pode ser utilizada como modelo”, comentou o vereador Derek.
Pelo projeto, a doação poderá ser feita em parceria com o poder público, por meio de bancos de alimentos e através de entidades beneficentes cadastradas junto à Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (SADS).
Verba para Atibaia
O vereador Derek Bonjardim agradeceu a indicação, feita pelo deputado estadual Danilo Campetti, representando repasse de R$ 500 mil para custeio de serviços de saúde da Santa Casa em Atibaia.
Contaminação do Lago?
Em sua fala em Tema Livre, Derek citou vídeos recebidos por seu gabinete, que se referiam a possível contaminação do lago do Jardim do Lago. “Algumas aves morreram e outras foram socorridas pelos moradores. Estamos acompanhando esse assunto e contamos com o apoio de todos”.
댓글