JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA
Programação denominada “Novembro Dandara” contará com teatro, música, dança, capoeira, roda de conversa, filme, entre outras atrações, em todos os dias de novembro
Atibaia vai homenagear o Dia da Consciência Negra em todos os dias de novembro. A Secretaria de Cultura, em parceria com o Coletivo Negra Visão, preparou uma programação repleta de atividades, incluindo teatro, música, dança, capoeira, roda de conversa e filme, do dia 1º até 30 de novembro – cada dia com uma atração diferente – para destacar a força e a resistência da população negra.
No dia 20, quando é celebrado o Dia da Consciência Negra, haverá um Cortejo Negro no Centro Histórico, às 16h, aberto a toda população – durante o percurso acontecerão pequenas apresentações de diversos representantes da Cultura Negra de Atibaia. Confira programação completa com atividades do mês todo no link http://www.prefeituradeatibaia.com.br/wp-content/uploads/2021/10/NOVEMBRO-DANDARA-1-1.pdf
A programação do mês foi denominada “Novembro Dandara” em homenagem a Dandara, que foi uma guerreira negra do período colonial do Brasil. Após ser presa, cometeu suicídio se jogando de uma pedreira ao abismo para não retornar à condição de escravizada. Foi esposa de Zumbi dos Palmares e com ele teve três filhos.
O Dia da Consciência Negra foi definido como 20 de novembro justamente por ser a data de morte de Zumbi dos Palmares, dia 20 de novembro de 1695. Zumbi foi o maior líder do Quilombo dos Palmares e um grande representante da resistência negra em sua época, lutando até a morte contra a escravidão.
A Lei 12.519 de 2011 instituiu oficialmente o dia 20 de novembro como Dia da Consciência Negra. A lei deixa aberta a possibilidade de estabelecimento de feriado em tal data, ficando a critério dos municípios e dos estados. Atualmente, a data é feriado em cerca de mil cidades em todo o país.
Comentários