top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar
Jornal Estancia de Atibaia

Em SP, Museu do Ipiranga abre inscrições para eventosobre produção e gestão de acervos na internet

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


Encontro de formação propõe reunir estudantes e profissionais que trabalham com acervos culturais, nos dias 30 e 31 de janeiro, no novo auditório do Museu. A inscrição é gratuita e pode ser feita até o dia 29, ou enquanto houver vagas disponíveis

Também no dia 31 será lançado o banco de dados digital do Museu Paulista, que permitirá a busca de seus acervos pela internet


O Museu do Ipiranga realiza neste mês um encontro para debater a importância do uso das tecnologias digitais para a criação, gestão e comunicação de acervos na internet. A proposta visa debater também como os sistemas de diferentes organizações e instituições culturais podem se articular e trabalhar em conjunto para oferecer os conteúdos ao público. Serão dois dias de encontro, 30 e 31 de janeiro, no novo auditório do Museu. Para participar, basta preencher o formulário disponível no site do Museu. As vagas são gratuitas e limitadas.

O evento de formação Museu Paulista Digital: Acervos em Rede para a Educação e a Comunicação em Museus, vai reunir arquivistas, museólogos e professores da Unicamp, Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e da iniciativa FILE ARCHIVE, ligada à organização cultural independente FILE -- Festival Internacional de Linguagem Eletrônica.

Também participam Alexandre Feitosa, coordenador-geral de Sistemas de Informação Museal do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), Paula Nunes Costa, da Gerência de Memória e Patrimônio da Secretaria de Estado da Cultura do Espírito Santo (ES), além de representantes do próprio Museu Paulista da USP, do Itaú Cultural e do Museu Lasar Segall. Luciana Conrado Martins, diretora da Percebe Consultoria para museus e Dalton Martins, coordenador do projeto Tainacan (UnB) juntamente com a curadoria do Museu Paulista, conceberam este evento de formação como parte do projeto mais amplo de migração do sistema documental do Museu Paulista para a plataforma Tainacan.

O evento visa compartilhar conhecimentos, estudos e práticas acerca da gestão de acervos digitais, discutindo os desafios e as perspectivas para a implementação de sistemas integrados entre as organizações. Como fotografias, filmes, vídeos, cartazes, peças gráficas, equipamentos de imagem e som e registros sonoros, além de livros, catálogos, periódicos, CDs, DVDs e outros diversos documentos podem ser compartilhados na internet para consulta.

A partir dessas discussões, espera-se identificar e fortalecer uma rede de parceiros e entusiastas do tema para difusão pelo País. Todos os encontros serão presenciais, sem transmissão simultânea pela internet. Ao final, os participantes recebem um certificado.

No dia 31/1, ao término do seminário, será lançado o banco de dados digital do Museu, que estará disponível no site. A ferramenta utilizada foi o Tainacan, software livre desenvolvido pelo Laboratório de Inteligência de Redes da Universidade de Brasília. Além da busca pelas diversas coleções do Museu, o banco também reúne um programa de curadorias digitais. A iniciativa convida pesquisadoras e pesquisadores acadêmicos ou não que mobilizaram nossas coleções em suas pesquisas para propor recortes temáticos ou tipológicos que possam despertar o interesse na consulta ao acervo digital. É mais um canal de divulgação, tanto dos acervos salvaguardados pelo Museu, como das pesquisas produzidas a partir deles. A cada três meses, novas curadorias serão lançadas.

O evento é uma realização Museu Paulista/USP, FUSP, PERCEBE, financiado pelo Consulado dos Estados Unidos e conta com o apoio do PROAC e da FAPESP.

A elaboração do Banco de Dados Digital contou com apoio do Museu Paulista/USP, FUSP, Consulado dos Estados Unidos e PROAC -- Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo.

Serviço


Evento Museu Paulista Digital: Acervos em Rede para a Educação e a Comunicação em Museus

Datas: 30 e 31 de janeiro, das 14h às 16h30

Local: novo auditório do Museu do Ipiranga -- USP

Entrada pela R. dos Patriotas, nº 20.

Inscrições gratuitas pelo site do Museu Vagas:200


É recomendado o uso de máscara nas dependências do Museu do Ipiranga.


Comments


Banners web-02.jpg
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS
bottom of page