Publicado neste jornal em 27112021 as 0950hs (6).png
WhatsApp Image 2020-11-16 at 16.39.47.jpeg
ATIBAIA Notícias
WhatsApp Image 2021-12-06 at 14.47.56.jpg
WhatsApp (1)JORNALESTANCIA.png

Escola Municipal de Atibaia vence desafio de Basquete promovido pela NBA e Programa Impulsiona


ATIBAIA
Basquete promovido pela NBA e Programa Impulsiona

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


A ação também trabalhou a valorização da identidade cultural dos estudantes, já que a escola possui dois alunos imigrantes da Venezuela e Peru


Uma escola de Atibaia, interior de São Paulo, está entre as seis vencedoras do Desafio Basquete Criativo.


A ação, realizada pela NBA Brasil em parceria com o Impulsiona, programa de capacitação de professores do Instituto Península, tinha como objetivo principal democratizar o acesso ao basquete nas escolas públicas do país. Para participar, os estudantes desenvolveram cestas de basquete de forma criativa, utilizando materiais alternativos ou recicláveis, como plástico, papelão e EVA. Ao todo, 200 escolas de todas as regiões do Brasil participaram da ação.


Em Atibaia, os alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, liderados pelo professor Luiz Gustavo Galle, utilizaram pallets, bambolês, barbante, corda, placas de EVA, papel panamá e tinta guache. A brincadeira também contou com o apoio da equipe de matemática, que trabalhou conteúdos de probabilidade e estatística no contexto do basquete.


O professor Luiz Gustavo também aproveitou a ação para valorizar a identidade cultural dos estudantes, já que a escola possui dois alunos imigrantes da Venezuela e Peru.


“Selecionamos as cores de seus países com o objetivo de trabalhar a multiculturalidade presente na escola”, destacou. As escolas vencedoras receberam um kit de basquete da NBA, com bolas, troféu, camisas e outros equipamentos que podem ser utilizados no ensino da modalidade.


Além do desafio, NBA e Impulsiona também oferecem um curso gratuito e certificado para professores de Educação Física de todo o Brasil, com conhecimentos práticos e teóricos para trabalhar o basquete. “O esporte é uma ferramenta poderosa para aumentar o desempenho e motivação dos jovens na escola. Por isso, precisamos valorizar o professor de Educação Física”, explica Vanderson Berbat, diretor do Impulsiona.


Os conteúdos podem ser baixados, gratuitamente, no site do projeto (impulsiona.org.br).


“Acreditamos muito no potencial do esporte como ferramenta de educação e de criação de oportunidades para as novas gerações. Nosso objetivo com a Jr. NBA é fortalecer a cultura do basquete nas escolas” diz Rodrigo Vicentini, Head da NBA no Brasil.


Programa Impulsiona

Sobre o Impulsiona:


O Impulsiona, desenvolvido em 2017, pelo Instituto Península, organização sem fins lucrativos com 11 anos de atuação na área da educação e esporte de alto rendimento, tem como principais objetivos incentivar a prática de novas modalidades esportivas nas escolas, trabalhar as competências socioemocionais e fortalecer a cultura esportiva. Em parceria com o Ministério da Educação, oferecemos formações gratuitas para o principal agente de transformação das escolas: os professores. O projeto é legado dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016. Mais de 65 mil escolas e 200 mil professores de todo o Brasil já utilizaram alguma formação do Impulsiona.


Vídeo da ação na escola:


Mais informações sobre o Impulsiona: impulsiona.org.br




Edição: Bruno Papini