GCM Prende indivíduo que aplicava o “golpe do aniversário” em Atibaia.
- Jornal Estancia de Atibaia
- 1 de ago. de 2023
- 2 min de leitura
JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

O indivíduo que se passava por entregador e aplicava o chamado “golpe de aniversario”, foi preso nesta terça-feira (01) na alameda Lucas Nogueira Garcez.
A moto utilizada pelo falso entregador, foi identificada pela central de operações de inteligência quando passou pela muralha digital, e localizado por uma equipe da Guarda Civil Municipal de Atibaia (GCM), ao perceber que seria abordado pela equipe o indivíduo deu fuga pela cidade de Atibaia em alta velocidade e pela contramão.
Após perder o controle o golpista colidiu com a viatura da GCM e começou a dar fuga a pé, mais logo foi contido pelos Guardas Municipais e assim levado a delegacia de Atibaia, aonde o falso entregador confessou a pratica dos crimes e vai responder por estelionato dano ao patrimônio e resistência.
A Policia Civil investiga a participação dele em pelo menos três estelionatos registrados no município, foram apreendidas duas maquinas de cartão de credito/debito e um bolo de uma doceira local.
Bandidos se passam por entregadores de empresas aqui de Atibaia, o golpista identificava a data de aniversário das possíveis vítimas através das redes sociais, aonde vai até o endereço e pedem para fazer o pagamento de uma pequena taxa de entrega, os criminosos informam que pagamento da taxa de entrega apenas e permitido via cartão de crédito ou débito, assim que o pagamento e efetuado o valor descontado em sua fatura não e bem aquele que o golpista disse e sim muito maior.
A vítima só se dará conta a hora de ver seu extrato bancário ou mesmo quando receber a fatura do cartão de crédito e um bolo de uma doceria local, que servia como possível isca para atrair as vitimas.
Em Atibaia um dos casos ocorreu nesta sexta-feira (21) no bairro do Chácaras Brasil, “aonde o criminoso tentou se passar por uma famosa doceira aqui da cidade, e cobrou a taxa de entrega no valor de R$4,00 assim que a vítima foi conferir em seu cartão viu que o valor cobrado foi de R$ 4.999,00, e logo consegui cancelar o pagamento junto ao banco” relatou a vítima.
Os criminosos escolhem a data próximo ao aniversário das possíveis vítimas, para facilitar na aplicação do golpe, a Federação Brasileira de Bancos orienta a nunca entregar o cartão para alguém inserir na maquininha e realizar o pagamento e reforça que o cliente deve sempre checar o preço cobrado no visor da maquininha e que cada instituição financeira tem sua própria política de análise e devolução.
A Associação Brasileira de Mobilidade e Tecnologia, que representa as empresas de aplicativos, disse que investe no trabalho preventivo de notificações aos clientes e também na checagem dos perfis dos entregadores cadastrados.
Comments