Hoje Atibaia ocupa uma das piores posições no ranking da Vacinação.


Por: Ricardo Nicotra


Hoje Atibaia ocupa uma das piores posições no ranking estadual que mede a eficiência dos municípios na aplicação das doses de vacinas da COVID recebidas.


Nosso município ocupa a desonrosa 608ª posição entre 645 municípios paulistas.


A eficiência, neste caso, está relacionada ao percentual aplicado das vacinas que o município recebe. Há municípios que, com rapidez, aplicam todas as doses que recebem (nada fica no estoque). Estes ficam no topo do ranking. Municípios que não aplicam todas as doses que recebem, vão para baixo no ranking.


Atibaia recebeu 142.320 doses e aplicou 125.057 doses, ou seja, há em nosso município 17.263 doses recebidas que não foram aplicadas. Por isso ocupamos a vergonhosa 608ª posição neste ranking.


Ao contrário da maior parte do mundo civilizado que optou por dar preferência a grupos prioritários (geralmente por idade ou comorbidades), Atibaia estranhamente adotou o critério de velocidade no agendamento. A prefeitura abre agendamento pela internet num determinado horário e os cidadãos mais rápidos e com mais recursos de acesso à internet são os primeiros a conseguir o agendamento, o resto fica de fora, não importa a idade. Em poucos minutos o agendamento fecha e a maioria fica frustrada sem conseguir agendar a vacinação.


Por esta razão é comum notar que cidadãos com mais idade ainda não tenham tomado nem a primeira dose. Muitos que tomaram a primeira dose não estão conseguindo agendar a segunda dose. E neste caso é pior, pois a eficácia da vacina depende do intervalo correto entre a primeira e segunda doses. Uma verdadeira bagunça! Um descaso com a população num setor tão sensível como a saúde. Não há competência e nem transparência.


Enquanto a população não se conscientizar sobre a necessidade de uma boa administração, sobre a importância de colocar gente qualificada e honesta para administra a cidade, vamos continuar recebendo a medalha de latão na saúde. Hoje Atibaia olha para cima e vê 95% dos municípios paulistas numa posição melhor que a sua no ranking de vacinação. Quem sofre é a população mais carente que não tem condições de ir para outros municípios tomar a vacina.


Os cidadãos de Atibaia precisam se conscientizar. Você pode ajudar na conscientização compartilhando esta informação em suas redes sociais e nos seus grupos de zap.


Fonte: Página do Vacinômetro (Governo de SP) - Clicar na opção Ranking de aplicação das doses distribuídas.