WhatsApp Image 2020-11-16 at 16.39.47.jpeg
AdvogadosEDITAIS.png
Publicado neste jornal em 27112021 as 0950hs (6).png
anunvioio (1).png
WhatsApp Image 2021-11-25 at 10.15.02.jpeg
Sem títuloclasificada.png

Hoje dia de Nossa Senhora Aparecida


JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

Nossa Senhora da Conceição Aparecida, popularmente chamada de Nossa Senhora Aparecida, é a padroeira do Brasil. Venerada na Igreja Católica, Nossa Senhora Aparecida é representada por uma pequena imagem de terracota de Nossa Senhora da Imaculada Conceição, atualmente alojada na Catedral Basílica de Nossa Senhora Aparecida, localizada na cidade de Aparecida, em São Paulo.


Sua festa litúrgica é celebrada em 12 de outubro, um feriado nacional no Brasil desde 1980, quando o Papa João Paulo II consagrou a basílica, que é o quarto santuário mariano mais visitado do mundo, capaz de abrigar até 30 mil fiéis.

História da Nossa Senhora Aparecida


Segundo relatos registrados nos livros da Paróquia de Santo Antônio de Guaratinguetá, a imagem da Santa apareceu na segunda quinzena de outubro de 1717, no vale do Rio Paraíba do Sul (chamado na época de Rio Itaguaçu), em São Paulo.


Na época, o governador da província de São Paulo e Minas Gerais, Dom Pedro de Almeida – também conhecido como Conde de Assumar – resolveu fazer uma visita na Vila de Guaratinguetá, antes de seguir viagem para Vila Rica, em Minas Gerais.


A população então decidiu organizar uma festa de boas-vindas para receber o Conde de Assumar. Para prepararem a comida, os pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso tiveram a dura missão de fisgar muitos peixes no Rio Paraíba do Sul. Como em outubro não era temporada de pesca, os três ficaram por horas tentando pegar peixes, mas sem sucesso. Eles chegaram até fazer uma oração, pedindo ajuda à Virgem Maria, mãe de Deus.


Após inúmeras tentativas, já na altura de Porto Itaguaçu e quase desistindo da pescaria, João Alves lançou a rede pela última vez, e acabou pegando a imagem de uma santa degolada. Muito emocionado e achando que era um sinal divino, o pescador jogou a rede novamente, e assim, conseguiu fisgar a cabeça da santa.


Ao juntarem e limparem a escultura, os pescadores viram que a imagem era de Nossa Senhora da Conceição, figura de Virgem Maria. A partir daquele momento, as redes encheram-se de peixes, a ponto do barco quase afundar, sendo considerado então um verdadeiro milagre pelos pescadores e por todo o povo de Guaratinguetá.

Como a santa foi “aparecida”, eles nomearam a imagem de Nossa Senhora Aparecida.

Devoção à Nossa Senhora Aparecida


A imagem da Santa ficou na casa do pescador Felipe Pedroso por 15 anos, onde diversas pessoas da região se reuniam para orar. Conforme as graças e os milagres iam acontecendo, a devoção pela Nossa Senhora Aparecida foi crescendo e se espalhando pelo Brasil.


A partir disso, a família do pescador construiu um pequeno oratório no Porto de Itaguaçu, que logo já não comportava mais o grande número de fiéis que passavam por lá. Então, foi criada uma capela no morro dos Coqueiros, em julho de 1745. Então, foi criada uma capela no morro dos Coqueiros, em julho de 1745. Durante uma viagem a São Paulo, em 1822, o então príncipe regente Pedro I visitou a capela e prometeu que, caso a situação política do país se resolvesse, ele faria de Nossa Senhora Aparecida a padroeira do Brasil. No mesmo ano, Pedro I proclamou a independência do Brasil, porém, não cumpriu a promessa.


Somente em julho de 1930, devido aos pedidos dos bispos brasileiros, o Papa Pio XI assinou um decreto que proclamava a Nossa Senhora da Conceição Aparecida como Rainha e Padroeira do Brasil.

Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida


O número de fiéis aumentava cada vez mais, e assim, em 1834, foi iniciada a construção de uma igreja maior, conhecida como Basílica Velha.


A vila ao redor da Basílica atraía tantas pessoas, que mais tarde, o local se transformou em uma cidade. Em 17 de dezembro de 1928, a região se desmembrou de Guaratinguetá, tornando-se o município de Aparecida do Norte, hoje conhecido apenas como Aparecida.


Em 1955, com o número de fiéis ainda crescendo, foi iniciada a construção de um espaço maior, a Basílica Maior.


No dia 4 de julho de 1980, o Papa João Paulo II consagrou a Basílica como Santuário Nacional de Nossa Senhora Aparecida.


O Santuário é o maior templo católico do Brasil, a maior Basílica do mundo dedicada a Maria Mãe de Deus e a segunda maior Basílica do mundo, atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano.


Além disso, o local é considerado o principal ponto de turismo religioso do país. Estima-se que anualmente, cerca de 15 milhões de pessoas visitam o Santuário, sendo 200 mil somente no dia dedicado à Nossa Senhora Aparecida, 12 de outubro.


Por que o dia 12 de outubro é considerado feriado nacional?


50 anos depois da oficialização do Papa Pio XI, no dia 30 de junho de 1980, o então presidente João Figueiredo sancionou a Lei 6.802, que reconhecia a Santa como padroeira do país e decretava o dia 12 de outubro como feriado nacional.


A imagem da Santa foi encontrada na segunda quinzena de outubro de 1717, mas, o dia 12 de outubro foi escolhido por ter outros significados simbólicos. Neste mesmo dia, em 1492, Cristóvão Colombo descobriu a América. Já em 1822, Dom Pedro I foi aclamado como imperador do Brasil. E em 1931, houve a inauguração da estátua do Cristo Redentor, localizada no Rio de Janeiro.


Para os brasileiros, ela se tornou protetora de todos. Por isso, é uma das 4 datas religiosas que são consideradas feriado nacional.