Homenagem a Marcelo Petry Rodrigues pela fabricação e lançamento de satélite brasileiro


JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA



Marcelo é residente de Atibaia e atua em controle térmico de satélites, com ênfase em fabricação de dispositivos térmicos”, relatou



Foi aprovada na sessão da Câmara de terça-feira, 22 de junho, a Moção de Congratulações ao senhor Marcelo Petry Rodrigues pela sua participação direta na fabricação e lançamento do satélite brasileiro AMZ-1. A homenagem é de autoria do presidente da Câmara, José Carlos Machado (Zé Machado).


O presidente da Câmara conta que Marcelo é residente de Atibaia e graduado em Física pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) em 2008; mestre pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) em 2012 na área de engenharia aeronáutica e mecânica; tecnologista no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) desde 2014, onde atua em controle térmico de satélites, com ênfase em fabricação de dispositivos térmicos.


“Em sua brilhante atuação, Marcelo foi o responsável pela implementação do controle térmico do Thermal Model (TM) do satélite AMZ-1, na criação do laboratório com tenda limpa para fabricação das mantas super isolantes e outros dispositivos térmicos do Serviço de Manufatura (SEMA), na criação do laboratório II de controle térmico da Divisão de Mecânica Espacial e Controle (DIDMC) destinado à validação de conceitos e protótipos de dispositivos para controle térmico de satélites”, relatou.


“Sendo assim, ele atuou diretamente na fabricação e lançamento do satélite AMZ-1 ocorrido na Índia no último dia 28 de fevereiro na missão PSLV-C51, às 1h54. O lançamento durou cerca de 18 minutos, sendo o primeiro satélite de observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil. Desse modo, apresento essa singela homenagem ao senhor Marcelo Petry Rodrigues como reconhecimento a seu trabalho”, concluiu Zé Machado.