top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar
  • Jornal Estancia de Atibaia

Júlio Mendes encaminha à Prefeitura anteprojeto de lei que trata do sistema cicloviário de Atibaia


JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


O objetivo é incentivar o uso de bicicleta como meio de transporte a fim de melhorar a mobilidade urbana da cidade


O vereador Júlio César Mendes falou em Explicação Pessoal, na sessão desta terça-feira (23 de novembro), a respeito do anteprojeto de lei complementar de sua autoria que dispõe a instituição do Sistema Cicloviário em Atibaia.

O objetivo da iniciativa é proporcionar condições adequadas à circulação de bicicletas como modal de transporte em Atibaia, aprimorando, assim, o Plano de Mobilidade Urbana Municipal.


O trajeto do sistema cicloviário (ciclovias, ciclofaixas e rotas cicláveis) abrange a área urbanizada da cidade e ficaria a critério da Secretaria de Mobilidade e Planejamento Urbano estabelecer as rotas de acordo com a demanda. As ciclovias são vias de circulação de ciclistas separadas por barreiras físicas das pistas de veículos; as ciclofaixas são vias de circulação de ciclistas devidamente sinalizadas e devem seguir o sentido de fluxo do tráfego de veículos; e as rotas cicláveis são vias de uso compartilhado entre a bicicleta e os demais veículos, sem separação.


Poderão ainda ser instalados bicicletários nos principais polos de atração de ciclistas e terminais urbanos de transporte municipal, a critério da secretaria competente.

“Esse é um pleito dos ciclistas, especialmente da Equipe MTB Atibaia. Em reunião com eles, com o vice-prefeito Fabiano de Lima e alguns secretários municipais, discutimos algumas propostas de legislação e elaboramos esse anteprojeto. Contamos com o apoio do prefeito para a apresentação em forma de projeto de lei e com a posterior aprovação dos demais vereadores da Câmara”, declarou Júlio Mendes ao Jornal Estância.



Vereador Júlio Mendes cobrou novamente a revitalização do parque da usina hidrelétrica


Ele novamente elencou necessidades de manutenção e melhorias em diversos bairros de Atibaia


O vereador Júlio Mendes utilizou o espaço de Tema Livre, durante a sessão de 23 de novembro, para solicitar novamente ao Executivo a revitalização do parque da hidrelétrica, no bairro da Usina, que foi concedido ao Centro Empresarial Atibaia e voltou à Prefeitura, permanecendo desativado.


“Pedimos essas providências para que o espaço seja aberto a turistas e moradores. É um dos principais pontos turísticos de Atibaia e se mantém fechado, necessitando de intervenção por parte da Prefeitura. Este vereador é bastante cobrado sobre essa medida. Se não for possível com recursos próprios da administração, que seja por Parceria Público-Privada (PPP)”, enfatizou o vereador.


Em sua fala, Júlio Mendes citou as demandas de saneamento básico, pavimentação, drenagem e infraestrutura em geral para o bairro do Maracanã. “Pela Secretaria de Serviços, temos a informação de que há previsão de asfalto para algumas ruas na área central do bairro e da avenida Jerônimo de Camargo no trecho até a divisa com Jarinu”.


O vereador também elencou, entre as prioridades que acompanha no município, a manutenção de estradas e vias, prejudicadas pelas chuvas recentes, tanto no Maracanã, como no Rio Acima I e Rio Acima II, além do bairro do Iara.


Ele elogiou ainda a Secretaria de Obras pelo atendimento de pedido de iluminação ornamental para a praça existente no entroncamento das avenidas São Paulo e Faria Lima, bairro do Alvinópolis. “O espaço ficou mais confortável e seguro. O nosso agradecimento ao secretário Daniel Teves e sua equipe. Sabemos que outros bairros têm a mesma necessidade e, por isso, continuaremos cobrando”, enfatizou.


Por último, Júlio Mendes destacou a necessidade de finalização na sinalização viária de solo e vertical nas ruas pavimentadas do Paraíso da Usina e nas vias de acesso à Escola Izolina - São Vicente e das Piavas.

anuncioNOVOconc.png
anuncioNOVOconc.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS
bottom of page