top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar
  • Jornal Estancia de Atibaia

Luisa Mell denuncia concessionária Rota das Bandeiras após eutanásia de cães em Atibaia.

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

Luisa Mell denuncia concessionária Rota das Bandeiras
Luisa Mell denuncia concessionária Rota das Bandeiras

A apresentadora e ativista Luisa Mell denunciou a concessionária Rota das Bandeiras de eutanásia dois cachorros que haviam fugido de uma residência em Atibaia.


Luisa Mell diz que um casal encontrou os cães vagando as margens da rodovia Dom Pedro I e acionou a concessionária Rota das Bandeiras, para efetuar o resgate dos animais.

Ainda segundo Luisa Mell, o tutor, que estava viajando quando os cães escaparam, começou a procurar os animais e descobriu que eles tinham sido eutanasiados.

 

A veterinária Carla Sassi, teve acesso aos laudos feitos por uma clínica que apontavam lesões e fraturas nos cachorros. Porém, segundo ela, os documentos tinham diversas contradições, como por exemplo apontando a cor errada da pelagem de um dos cães.

 

Em Nota de Esclarecimento, a Concessionária Rota das Bandeiras informa que no último domingo, 7/1/2024, foi acionada via serviço 0800 por uma usuária que informou ter visualizado duas cadelas no canteiro central da rodovia D. Pedro I (SP-065), na altura do km 67, na pista Sul (sentido Jacareí), em Atibaia.


Assim que nosso Centro de Controle Operacional recebeu a informação, uma viatura de inspeção de tráfego foi encaminhada ao local. Ao chegar, o inspetor de tráfego da Concessionária recebeu as duas cadelas de um usuário que se identificou como representante de uma ONG de Joanópolis que cuida de animais, mas informou não ter condições de ficar com elas porque a entidade “estaria superlotada”.


Diante do relato do usuário e como é o procedimento padrão da Rota das Bandeiras, os animais foram encaminhados no próprio domingo, 7/1/2024 para um Pátio de Apreensão de Animais que é parceiro da Concessionária para o atendimento a esse tipo de ocorrência.


Na segunda-feira, 8/1/2024, o estado clínico dos animais se agravou e o responsável pelo Pátio acionou a Clínica Veterinária parceira da Concessionária para avaliação e atendimento dos animais. Cabe destacar que a rápida deterioração no quadro clínico do animal é relativamente comum em casos de infecções ou traumas provocados por choque, que na maioria dos casos não podem ser identificados a olho nu.


Os animais deram entrada na Clínica Veterinária por volta das 12h do dia 8/1/2024. Um dos animais, que teria parido recentemente (segundo informação de sua tutora), exalava um odor muito forte e tinha uma infecção no útero. Além disso, tinha secreção purulenta na vulva e tumores nas mamas, condições que não podem ser observadas nas imagens divulgadas.

 

O segundo animal estava desorientado, apresentava falta de propriocepção em uma das patas dianteiras e muita dor na região lombar, reagindo negativamente a um simples toque, características típicas de um choque. Todo o diagnóstico dos animais foi detalhado no laudo do médico veterinário apresentado posteriormente à sua tutora. Diante do estado crítico dos animais, da falta de perspectivas de recuperação e visando aliviar seu sofrimento, os mesmos foram eutanasiados na noite da segunda-feira, 8/1/2024.


Cabe esclarecer que situações como essa são uma exceção no trabalho da Rota das Bandeiras no Corredor Dom Pedro. Desde o início de suas atividades, em abril de 2009, a Concessionária possui procedimento para evitar a presença de animais na faixa de domínio com o intuito de reduzir risco aos usuários, por meio do programa Censo Animal; manutenção das cercas de divisa das propriedades, cadastro de animais domésticos e conscientização de proprietários.


No caso de animais resgatados com algum tipo de ferimento, são encaminhados à Clínica Veterinária parceira, onde são tratados para que, após a recuperação, sejam encaminhados para doação. Nosso trabalho é pela preservação da vida humana e animal no Corredor Dom Pedro e casos que exigem situações extremas como essa do episódio em questão são, reiteramos, uma triste exceção.


Por fim, a Rota das Bandeiras repudia veementemente as acusações levianas ao seu trabalho, informa que os responsáveis por ataques e ameaças por ligações telefônicas, e-mail ou manifestações nas redes sociais estão sujeitos à devida comprovação de suas acusações perante a Justiça e reafirma seu compromisso com o cuidado e proteção da fauna do Corredor Dom Pedro.

 

Comments


Banners web-02.jpg
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS
bottom of page