Mais de 150 pessoas participaram da IX Conferência Municipal de Assistência Social


JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


Evento teve o objetivo de mobilizar a população para avaliar e discutir políticas públicas sobre o tema em Atibaia


A IX Conferência Municipal de Assistência Social, realizada na última terça-feira, 31, reuniu mais de 150 pessoas no Centro de Convenções, com o objetivo de mobilizar a população para avaliar e discutir a política pública de assistência social em Atibaia.

Organizada pela Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social de Atibaia (SADS) e pelo Conselho Municipal de Assistência Social (CMAS), a Conferência cumpriu todos os protocolos sanitários e teve como tema o “Direito do Povo e Dever do Estado, com financiamento público, para enfrentar as desigualdades e garantir proteção social”, sendo uma construção coletiva, um espaço de mobilização e deliberação.


O evento contou com a presença do prefeito Emil Ono, do vice Fabiano de Lima, vereadores, da Secretária de Assistência e Desenvolvimento Social, Magali Basile, da usuária Priscila Meireles, e Cláudia Mesquita, presidente do Conselho Municipal de Assistência Social. O poder judiciário foi representado através de mensagem enviada pelos Drs. Leonardo e Carolina Cheque.

O encontro discutiu as prioridades do município propostas durante as pré-conferências; analisou e determinou metas para os próximos dois anos e avaliou o cumprimento das ações de anos anteriores. Também foi uma oportunidade para que os usuários dos serviços, projetos e benefícios socioassistenciais sejam protagonistas nas decisões sobre assistência social local.


Em seu discurso, a usuária Priscila Mendes mostrou-se emocionada em participar da Conferência. “É uma honra colaborar com a política da assistência social local. Aqui existem trabalhadores e assistência social de alto nível. Quero muito agradecer a todos”.

Durante o evento foi apresentado o “CONFERIR”, um detalhamento de todas as ações que a Assistência Social local fez nos últimos dois anos. Algumas propostas foram criadas por cinco grupos, que serão encaminhadas para o Conselho Estadual de Assistência Social e discutidas na Conferência Estadual, realizada entre os dias 20 e 22 de outubro. Em seguida, as propostas serão discutidas na Conferência Nacional de Assistência Social que acontecerá de 07 a 10 de dezembro de 2021.


Para Magali Basile, secretária de Assistência e Desenvolvimento Social de Atibaia, a Conferência Municipal é a porta de entrada para ideias, propostas e melhorias nas áreas assistenciais para a cidade. “Fiquei muito feliz com a participação de usuários e trabalhadores neste importante espaço democrático, onde saíram propostas importantes para avançar a Política de Assistência Social no município, além de colaborar com a construção deste tema nas esferas estadual e federal. O Conselho Municipal está maduro e fez uma organização perfeita”.