Morro do Saci um grande incêndio florestal, desse último domingo


JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


Fonte: Simbiose Atibaia


Na tarde desse domingo (25/07), um balão de fabricação caseira caiu na Região de Atibaia, no topo do Morro do Saci causando um grande incêndio florestal que está sendo combatido há mais de 15 horas. A soltura do artefato aconteceu no bairro do Itaguaçu.


Estão atuando no combate ao incêndio, a Simbiose, a Fundação Floresta, o Corpo de Bombeiro, e moradores locais. São mais de 20 pessoas atuando no combate ao fogo intenso.


A Região do Morro do Saci abriga espécies animais ameaçadas de extinção como o sagui-da-serra-escuro e a paca, além de estar inserida parcialmente na bacia do córrego do Onofre que abastece cerca de 30 mil atibaienses entre residências, sítios agrícolas, estabelecimentos industriais e comerciais da região.


O Morro do Saci tem sido uma região da cidade na qual população e poder público discutem a criação de uma nova unidade de conservação, dada sua importância ambiental, paisagística e histórica para a cidade.


*É CRIME*


Vale ressaltar que de acordo com o artigo 42, da Lei nº 9.605, de 12 de fevereiro de 1998, fabricar, vender, transportar ou soltar balões que possam provocar incêndios nas florestas e demais formas de vegetação, em áreas urbanas ou qualquer tipo de assentamento humano é crime. A pena prevista é de 1 a 3 anos de detenção e multa.

A prática pode provocar incêndios em florestas e em áreas urbanas como casas, escolas e hospitais, além de colocar em risco a vida das pessoas.