Nesta madrugada queimada supostamente crimosa na area de futuro condominio em Atibaia


JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


Na Madrugada de hoje, por voltas das 01:00hs uma queimada em area de futuro condominio a ser emcorporado prox a Av Paulista, bairro do planalto de Atibaia, supostamente criminosa ja que a area vem sofrendo este tipo de dano ambiental por diversos anos.


Moradores da regiao ficaram assustados pelo ocorrido e o tamanho da proporção da queimada, o corpo de bombeiro esteve na regiao.


Com a umidade do ar é registrada abaixo de 20%, aumentando o risco de queimadas, Prefeitura orienta população a denunciar focos de incêndio no município


No mês de agosto, mesmo em temporada de Inverno, as temperaturas chegaram a mais de 30º C e a umidade do ar foi registrada abaixo 20% em Atibaia, segundo a Defesa Civil. Com o tempo seco, o risco de queimadas urbanas no município aumenta, e as denúncias da população são essenciais para a preservação das áreas urbanas e para evitar as queimadas em toda a cidade.


A utilização de fogo para a limpeza de terrenos e a queima de lixo, infelizmente, são práticas ainda comuns. A Associação Serra do Itapetinga, Movimento pela Biodiversidade e Organização dos Setores Ecológicos – SIMBiOSE atua na prevenção, no monitoramento e no combate às queimadas. Entretanto, os casos de queda de balão, por exemplo, fazem com que apenas a fiscalização não seja suficiente e, por isso, o apoio da população com denúncias de queimadas e focos de incêndio é essencial.


Entre os dias 23 e 26 de agosto, a Defesa Civil atendeu 14 focos de incêndio, que além dos perigos, colocaram em risco postos de saúde, escolas municipais e residências particulares. Além dos danos causados ao meio ambiente — poluição do ar, aumento da liberação de dióxido de carbono (uma das principais causas do aquecimento global), redução da cobertura vegetal, destruição de habitats naturais, extinção de espécies da fauna e flora — as queimadas impactam sobre a saúde da população, pois agravam os problemas respiratórios e, consequentemente, pioram doenças que atacam o sistema respiratório, como a Covid-19 e a Influenza.


Queimada não limpa, é crime ambiental passível de multa e causa danos ao meio ambiente e a saúde de todos. Faça sua parte e denuncie entrando em contato com o Corpo de Bombeiros pelo número 193 ou pelos canais de atendimento da Ouvidoria Municipal por meio do site https://atibaia.1doc.com.br/atendimento, pelo aplicativo WhatsApp – enviando uma mensagem para o número (11) 9.5610-4538 ou pelo link https://wa.me/message/JWH4MCM5SKROI1 –, ou ainda pelo aplicativo “1Doc Atendimento”, disponível gratuitamente nas lojas virtuais da Play Store (Android) e Apple Store (iOS). Em casos de queimadas próximas a estradas, entre em contato com a Rota das Bandeiras pelo telefone 0800 770 8070.