Publicado neste jornal em 27112021 as 0950hs (6).png
WhatsApp Image 2020-11-16 at 16.39.47.jpeg
ATIBAIA Notícias
WhatsApp Image 2021-12-06 at 14.47.56.jpg
WhatsApp (1)JORNALESTANCIA.png

O FATOR TARCISIO DE FREITAS.


 O FATOR TARCISIO DE FREITAS.
Eduardo Negrão

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


por: Eduardo Negrão


O destaque da pesquisa IPESPE publicada nessa sexta, 18/02, foi sem dúvida o Ministro da Infraestrutura Tarcísio de Freitas.


Na pesquisa espontânea – aquela que não é sugerido nenhum nome para o entrevistado – Tarcísio aparece apenas um ponto atrás do líder. Fernando Haddad (PT) tem 6% e Tarcísio (sem Partido) vem logo atrás com 5%. Só para se ter uma ideia o candidato da situação, o vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB) tem apenas 1%.

Ressalte-se que Haddad já foi prefeito da capital paulista e conta com a poderosa máquina petista – o partido tem o maior orçamento para 2022 com R$ 563 milhões de reais. Enquanto Tarcísio sequer é filiado a qualquer partido. Haddad ainda tem o recall das eleições de 2018 quando chegou ao turno ao 2º contra Jair Bolsonaro – Tarcísio por outro lado jamais disputou uma eleição.


Na pesquisa estimulada o desempenho do ministro é ainda mais impressionante. Haddad, apoiado por Lula, lidera com 38%. Apoiado por Bolsonaro, Tarcísio de Freitas desponta em 2º lugar com 25% mais do que o dobro do candidato do PSDB, Rodrigo Garcia apoiado pelo atual governador de SP, João Dória que tem apenas 10%.


Tarcísio desmoraliza assim a campanha milionária do vice-governador Rodrigo Garcia (PSDB). Veterano na política paulista, Garcia já ocupou quase todos cargos possíveis por São Paulo, teve um mandato com deputado estadual e depois emendou 3 como federal. Foi presidente da Assembleia paulista, ocupou 4 secretarias estaduais diferentes e como vice-governador, ele virtualmente governa o estado – dado o desinteresse do titular João Dória.


Nessa longa carreira política, Garcia, já visitou no mínimo quatro vezes cada um dos 645 municípios paulistas enquanto Tarcísio ainda vai estrear na maioria deles.


Mesmo assim – como esse humilde analista já havia previsto – o “Rei do Asfalto” já entra na corrida eleitoral dando uma sova em Garcia, de longe a campanha mais rica desse ano.


Mas o papel de Tarcísio será ainda mais importante com seu desempenho (que será avassalador) ele se torna vetor decisivo na reeleição de Bolsonaro.

Não se esqueçam, vocês leram primeiro aqui!




Eduardo Negrão

é um jornalista paulistano, escritor e consultor político com mais de 30 anos de experiência. Autor de 2 livros sobre os Cartéis Mexicanos e sobre TERRORISMO.