top of page
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Banner_ESTANCIA_ATIBAIA_Ubs_Imperial_979x182.png
Buscar
  • Jornal Estancia de Atibaia

Obstruções na rede de esgoto geram problemas para os municípios

JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA

SAAE ATIBAIA
Obstruções na rede de esgoto geram problemas para os municípios

Empresa responsável pelo esgotamento sanitário em Atibaia dá dicas para a população

 

O sistema de esgoto é uma estrutura projetada para coletar e conduzir todo o efluente das residências para o tratamento adequado, porém alguns entraves podem dificultar esse processo, entre eles o entupimento das tubulações, resultado do descarte inadequado de resíduos em vasos sanitários, pias e ralos. Por isso, a Atibaia Saneamento, empresa do Grupo Iguá responsável pelo esgotamento sanitário em Atibaia, dá dicas para que a população possa colaborar para o bom funcionamento da rede na cidade.


No Brasil, as redes públicas e os encanamentos internos das residências não possuem dimensões e capacidade suficiente para gerir os resíduos sólidos. Assim, o recomendado, segundo a Atibaia Saneamento, é manter o uso da lixeira no banheiro para o despejo de itens de higiene pessoal como papel higiênico, absorventes, fraldas, cotonetes, embalagens de creme dental, tampas de produtos, preservativos, entre outros. Tais práticas auxiliam na conservação das tubulações de esgoto.


Outro ponto importante reforçado pela concessionária de saneamento é o da utilização de telas nas pias da cozinha, já que os restos de alimentos, mesmo que pareçam inofensivos, podem causar entupimentos a longo prazo no sistema de esgoto. Eles são de baixo custo e fáceis de usar, por isso vale a pena o investimento.


Além disso, o óleo de cozinha também deve ser descartado corretamente e encaminhado para as unidades de coleta presentes em Atibaia, por isso é importante que o munícipe se informe para evitar o despejo do líquido no ralo.


“O esgotamento sanitário é um serviço realizado em parceria com a população, portanto a atitude sustentável e consciente de cada munícipe faz toda a diferença e colabora para que a coleta e tratamento seja bem-sucedida na cidade”, finaliza a diretora operacional da Atibaia Saneamento, Mirian Güillen.

 

Sobre a Atibaia Saneamento: A empresa atua, desde 2013, por meio de um contrato de Parceria Público-Privada com duração de 30 anos junto a Saneamento Ambiental de Atibaia (SAAE). A empresa é responsável pelo sistema de esgotamento sanitário da cidade, atendendo cerca de 144 mil pessoas.


Com investimentos contínuos, atua com mais de 40 colaboradores para expansão do sistema de esgoto a partir da instalação de novas ligações, implantação de redes de coleta, substituição e remanejamento da rede existente, entre outros serviços, com o objetivo de universalizar o acesso da população à coleta e tratamento do efluente. Desde 2017, faz parte do Grupo Iguá.

 


Sobre a Iguá Saneamento: Companhia controlada pela IG4 Capital, a Iguá atua no gerenciamento e na operação de sistemas de abastecimento de água e esgotamento sanitário por meio de concessões e parcerias público-privadas. Uma das principais empresas do setor no país, está presente em 27 municípios, de seis estados brasileiros – Alagoas, Mato Grosso, Paraná, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo – com 16 operações que beneficiam 3 milhões de pessoas. Signatária da Rede Brasil do Pacto Global (iniciativa da Organização das Nações Unidas), a companhia participa dos Movimentos 2030, com foco na universalização do saneamento, na segurança hídrica, na redução das emissões de CO2, no aumento de mulheres na liderança e na transparência da gestão do negócio. Por sua gestão sustentável, desde 2021 figura no ranking do GRESB (Global Real Estate Sustainability Benchmark). A Iguá também se destacou como líder na categoria de saneamento, gestão de resíduos e infraestrutura no TOP Open Corps 2023, ranking nacional que avalia a relação com startups. Recebeu duas certificações das normas ISO (International Organization for Standardization) ISO 37001 e 37301 – que abrangem, respectivamente, Sistemas de Gestão Antissuborno e Sistemas de Gestão Compliance, reforçando os altos padrões éticos e legais aplicados nas operações. Ainda em 2023, a companhia alcançou pelo 3° ano consecutivo o Selo Ouro do Programa Brasileiro GHG Protocol, da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que consagra empresas que alcançam o nível mais alto de qualificação e transparência nos Inventários de Emissões de Gases de Efeito Estufa (GEE), e foi eleita pelo 7° ano consecutivo como excelente empresa para se trabalhar pela consultoria Great Place to Work (GPTW).

Banners web-02.jpg
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
Banner-destaque.png
anuncioNOVOconc.png
WhatsApp Image 2023-11-08 at 15.41.27.jpeg
CLASSIFICADOS
bottom of page