WhatsApp Image 2020-11-16 at 16.39.47.jpeg
AdvogadosEDITAIS.png
Publicado neste jornal em 27112021 as 0950hs (6).png
anunvioio (1).png
WhatsApp Image 2021-11-25 at 10.15.02.jpeg
Sem títuloclasificada.png

Operação Interior Mais Seguro detém quase 100 pessoas e recupera 49 veículos


JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


A ação contou com mais de 13,9 mil PMs distribuídos em mais de mil pontos


A Polícia Militar desencadeou, nesta terça-feira (09), a Operação Interior Mais Seguro em todo o Estado de São Paulo, nas regiões em que há áreas rurais, com a finalidade de garantir a continuidade da redução dos indicadores criminais, aumentando a presença ostensiva para melhorar a percepção de segurança das pessoas e combater o crime. A ação se estendeu até a manhã desta quarta-feira (10).


A operação contou com a mobilização de 13.932 policiais militares, com o emprego de 6.171 viaturas e 11 helicópteros, distribuídos em 1.044 pontos. As equipes permaneceram em locais estratégicos nas áreas rurais, apontados pelo serviço de inteligência da PM, para sufocar possíveis ações de criminosos.


Além do policiamento preventivo, também atuaram com foco em receber das comunidades rurais informações que apontem melhorias da segurança local bem como os policiais militares foram agentes estimuladores do Programa Vizinhança Solidária.


A ação resultou em 68 pessoas presas e/ou apreendidas e 30 foragidos capturados. Também houve a apreensão de aproximadamente 327,5 quilos de drogas e mais de 9 mil veículos foram vistoriados, sendo 71 motoristas autuados por consumo de álcool, recusa ao teste do bafômetro e embriaguez ao volante. A PM também recuperou 49 veículos produtos de roubo ou furto e retirou das ruas sete armas de fogo ilegais.


Governo do Estado anuncia operação especial de policiamento para o GP São Paulo de Fórmula 1


Cerca de 5 mil policiais militares reforçarão o patrulhamento no entorno do Autódromo de Interlagos


A Polícia Militar preparou uma operação especial de patrulhamento para reforçar a segurança dos turistas, equipes e fãs de automobilismo que virão para a capital paulista para acompanhar o Grande Prêmio São Paulo de Fórmula 1. Cerca de 5 mil policiais de diferentes unidades serão empenhados exclusivamente nas ações de policiamento no entorno do Autódromo de Interlagos. Além destes, o policiamento em toda o Estado de São Paulo será intensificado durante o evento e, na Capital, com ênfase em centros comerciais, pontos turísticos e áreas de grande circulação de pessoas.


Elaborado pela Coordenadoria Operacional da Polícia Militar, com o objetivo de coibir crimes e prevenir acidentes, o esquema especial de policiamento contará com 1.900 viaturas, 250 cavalos, 50 cães, 40 drones e três helicópteros Águia do Comando de Aviação da instituição. “Todas as viaturas com sistema de internet, identificação e tecnologia. Será um autódromo seguro para os fãs, para as equipes, profissionais prestadores de serviço e para a população que reside ou trabalho no entorno do autódromo de São Paulo”, afirmou o governador João Doria.


Também participam da operação policiais da Ronda Ostensiva Tobias de Aguiar (Rota), Comandos e Operações Especiais (COE), Grupo de Ações Táticas Especiais (Gate), batalhões de policiamento de Trânsito e de Choque, como o Canil e a Cavalaria, Corpo de Bombeiros e Comando de Aviação (CAv).


Policiais a pé, em motocicletas, radiopatrulhas e bases comunitárias móveis estarão estrategicamente posicionados em diferentes pontos no entorno do autódromo e da capital para garantir a segurança da população e dos participantes do evento.


Durante o fim de semana do Grande Prêmio, todo o perímetro de Interlagos e as vias de acesso ao autódromo contarão com reforço. Para organizar o trânsito e garantir a fluidez de turistas, equipes e moradores do bairro, o Comando de Policiamento de Área Metropolitano 10 (CPA/M-10) e o Comando de Policiamento de Trânsito realizaram o planejamento junto à Gerência de Engenharia e Tráfego (GET), garantindo maior segurança de todos que necessitem fazer deslocamentos.


“O esquema de segurança para um grande evento como esse é divido em três fases. A fase da mobilização, do evento propriamente dito e da desmobilização. O foco será entre os dias 12 e 15, mas a ação acontece desde o dia 1º [quando começaram os preparativos] e se estende até o dia 19”, explicou o secretário da Segurança Pública, general João Camilo Pires de Campos. “Estamos com um esquema robusto de milhares de policiais empenhados com muita intensidade”, completou. Nos períodos em que não há treinos e corrida oficial, as equipes ficam empenhadas na escolta de equipamentos do aeroporto até o autódromo.


Orientações para quem vai acompanhar o evento


A Polícia Militar recomenda que o deslocamento e a chegada ao local do evento sejam programados com antecedência para evitar tumultos. Também orienta aos turistas não dirigirem após ingerir bebidas alcoólicas e que não contratem serviços de transporte ilegais.

Além disso, a PM aconselha os fãs de automobilismo a levar somente o necessário e evitar adquirir produtos no comércio clandestino. Mantenha atenção aos pertences pessoais e, se precisar de auxílio, procure um PM ou um funcionário do evento identificado.


Acesse o site da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) clicando aqui e confira alguns pontos de bloqueio para planejar melhor o seu deslocamento.