Planos de Saneamento e Resíduos Sólidos são debatidos em audiências públicas


JORNAL ESTÂNCIA DE ATIBAIA


Reuniões aconteceram na Câmara Municipal de Bragança Paulista

A Prefeitura de Bragança Paulista, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, participou, nesta semana, de duas audiências públicas realizadas na Câmara Municipal para debater a revisão do Plano Municipal de Saneamento Básico e Plano Municipal de Gestão de Resíduos Sólidos de Bragança Paulista. A matéria é de autoria do Poder Executivo.

Na última segunda-feira (30/08), a Secretária de Meio Ambiente Nádia Zacharczuk explanou sobre o projeto que revisa a Lei Complementar 708/2011, que trata da atualização das diretrizes para o abastecimento de água potável, esgotamento sanitário, limpeza urbana e manejo dos resíduos sólidos e drenagem e manejo das águas pluviais urbanas.

De acordo com a Secretária, 99% da área urbana do município possui sistema de esgotamento sanitário. Além disso, 100% dos moradores contam com serviço de coleta de lixo, e a produção diária de resíduos sólidos é superior a 154 toneladas. A secretária apresentou ainda aos vereadores e população presente que o projeto em tramitação na Casa Legislativa contém relatório com as obras concluídas em parceria entre a Prefeitura e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (SABESP).

Na quarta-feira (01/09), a Secretária Nádia e técnicos da Prefeitura participaram da 2ª audiência pública para debater a questão, desta vez na sessão da Comissão de Finanças, Orçamento, Obras, Serviços Públicos e Desenvolvimento Urbano da Câmara. A representante do Executivo utilizou o seu espaço para tirar dúvidas dos participantes.

O projeto agora segue para análise das Comissões Permanentes da Câmara, para posteriormente ser apreciado em Plenário.

“A revisão dos Planos Municipais de Saneamento Básico e Gestão Integrada dos Resíduos Sólidos se faz necessária para corrigir distorções, aprimorar as propostas e adequar metas e ações do Plano à atual realidade”, afirmou Nádia.